Apresentações de “O Quebra Nozes” têm casa lotada no EducaMais jacareí

Escutar áudio do texto
Clássico de Natal, o balé O Quebra Nozes, encantou o público que lotou a Sala Ariano Suassuna nos dias 16,17 e 18 – Foto: Alex Brito/PMJ

O clássico espetáculo de balé “O Quebra Nozes” lotou os 700 lugares da Sala Ariano Suassuna no EducaMais Jacareí. Foram duas apresentações, no sábado (17) e no domingo (18), e um ensaio aberto na sexta-feira (16).

A produção apresentada na Sala Ariano Suassuna foi da Magesto Cia de Dança, com direção artística de Carla Nader, coreografia de Priscilla Yokoi, solistas internacionais convidados e participação de 12 alunos de ballet clássico da ONG Associação Fênix, do bairro Rio Comprido. O resultado encantou o público que lotou as duas apresentações e o ensaio aberto realizados no último final de semana.

O balé O Quebra Nozes, um dos três compostos por Piotr Ilitch Tchaikovsky (os outros são O Lago dos Cisnes e A Bela Adormecida), conta a história que se passa com uma família no Natal e foi apresentado pela primeira vez em 18 de dezembro de 1892, em São Petersburgo, na Rússia.

No Quebra Nozes, Jans Stahlbaum oferece aos amigos e familiares uma festa de Natal. O padrinho de sua filha Clara dá de presente à menina um quebra nozes. O quebra nozes está vestido com uniforme de soldado e é, na verdade, um brinquedo encantado, mas Fritz, irmão de Clara, quebra o brinquedo sem querer. Depois que Clara adormece o brinquedo ganha vida e tem início a fantasia e a aventura. Desde que foi encenado pela primeira vez, no Teatro Mariisnky, em São Petersburgo, tornou-se um clássico de Natal no mundo todo.

(Secretaria de Comunicação)