Apresentação do “Jacareí Cidade Leitora” reúne autoridades locais

O programa “Jacareí Cidade Leitora” foi apresentado pela Secretaria Municipal de Educação na última quinta-feira (19), na Biblioteca Municipal “Macedo Soares”, para autoridades locais como secretários, vereadores e membros da Academia Jacareiense de Letras.
O responsável pela gestão das Bibliotecas Municipais, Bruno Vilagra, apresentou as ações realizadas em 2017 e seus indicadores, e as atividades do ano passado em relação a 2016. Apontou a demanda da população para fomentar a leitura em âmbito municipal.
Foram apresentados os quatro eixos norteadores do Programa, sublinhando suas principais ações e objetivos. Na oportunidade, Bruno salientou a importância das formações para professores e equipes gestoras, com o objetivo de fazer com que toda a comunidade escolar trabalhe em prol da leitura nos anos iniciais das crianças.
A secretária de Educação Maria Thereza Ferreira Cyrino fez um paralelo com a cidade de Sobral, que possui o maior IDEB do pais. Segundo ela, aquele município conta com programas de estímulo à leitura e projetos, que têm os valores humanos como objeto central, ação que acontece em Jacareí desde o ano passado.
Ao final, o promotor de Justiça José Luis Berdnaski fez uma explanação sobre a importância da leitura, tanto para o desenvolvimento intelectual do indivíduo, como para a sociedade.
A apresentação do programa contou com a presença da presidente da Câmara Lucimar Ponciano, do secretário de Segurança e Defesa do Cidadão, Paulo Henrique e do presidente da Fundação Cultural, Bruno Castro. Estiveram presentes ainda os membros da Academia Jacareiense de Letras.
(Marta Fernandes/PMJ – Fotos: Alex Brito/PMJ)