Apresentação do ‘Fluxo de Atendimento às Mulheres Vítimas de Violência Intrafamiliar’ em Jacareí reúne cerca de 100 pessoas

Escutar áudio do texto

Fluxo intersetorial garante acolhimento humanizado e encaminhamentos seguros para mulheres em situação de violência no município

A Prefeitura de Jacareí, por meio da Rede de Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres, apresentou, na quinta-feira (11), o novo ‘Fluxo de Atendimento às Mulheres Vítimas de Violência Intrafamiliar’. A iniciativa fortalece a atuação conjunta entre os serviços do município, com foco no acolhimento humanizado, no encaminhamento adequado e na proteção integral das mulheres em situação de violência. O evento contou com a participação de aproximadamente 100 pessoas.

O novo fluxo foi construído de forma intersetorial, envolvendo áreas como saúde, assistência social, segurança pública, justiça e educação. O objetivo é que cada mulher receba, de forma integrada, as orientações e atendimentos necessários para sua proteção e reconstrução da vida.

Entre os atendimentos previstos no fluxo, estão: orientação jurídica, apoio para registro de boletim de ocorrência, solicitação de medida protetiva, acolhimento psicológico, avaliação médica e encaminhamentos para abrigo, quando necessário. Também são avaliadas questões como vulnerabilidade habitacional, acesso a benefícios como o Aluguel Social Estadual ou Municipal, auxílio no processo de busca por emprego, além de apoio nas unidades educacionais.

A rede também mantém ações contínuas de capacitação dos servidores públicos, com foco na identificação dos casos e no atendimento humanizado.

Na abertura do evento, a secretária de Desenvolvimento Social, Juliana Dualibi falou sobre esse importante compromisso.

“Garantir que nenhuma mulher encontre portas fechadas ao pedir ajuda é o nosso maior compromisso. O fluxo de atendimento que apresentamos hoje simboliza esse caminho seguro, acolhedor e integrado. Cada mulher que rompe o silêncio nos dá um sinal de coragem — e é nossa responsabilidade transformar isso em políticas públicas eficazes. Agradeço profundamente a todos os profissionais que fazem essa rede acontecer todos os dias”, disse.

Rede de Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres

Criada para unir forças e ampliar a resposta institucional à violência, a Rede de Enfrentamento em Jacareí reúne representantes de diversas áreas públicas e da sociedade civil. Entre elas estão: Saúde, Desenvolvimento Social, Educação, Habitação, Emprego e Renda, Cultura, Esporte e Lazer, além da Defensoria Pública, Ministério Público, Judiciário, Delegacia da Mulher, Polícia Civil, Guarda Civil Municipal, movimentos sociais, conselhos municipais, organizações sociais e universidades.

Todas as informações sobre o trabalho realizado, locais, horários de atendimento e contatos com os serviços, estão disponíveis no site da Prefeitura de Jacareí, clicando aqui.