Ano letivo da Rede Municipal de Educação começa com a presença de 1.400 educadores

Cerca de 1.400 professores, entre equipes gestoras das escolas e técnicos da Rede Municipal de Educação, participaram na última quarta-feira (08), no Teatro Ariano Suassuna (Complexo Educacional Paulo Freire), da cerimônia de abertura do ano letivo de 2023.

Como convidada, a professora Telma Pantano ministrou palestra com o tema “Neurociência e Educação”, que possui graduação em fonoaudiologia pela Universidade de São Paulo. A professora acumula em seu currículo especialização em linguagem e psicopedagogia.

Ela é ainda mestra e doutora em Ciências (fisiopatologia experimental) pela Universidade de São Paulo, master em Neurociências pela Universidade de Barcelona, na Espanha, pós doutora em psiquiatria pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP).

A secretária municipal de Educação, Maria Thereza Ferreira Cyrino, saudou os presentes: “Como é bom estar aqui novamente com cada um. Alguns já estiveram em suas escolas e puderam compartilhar o planejamento de um novo ano. Outros, se integrarão a esta equipe. Nos próximos dias poderemos receber pais e alunos”.

A secretária ressaltou ainda a importância de aproximação da comunidade escolar, que partilharão dos momentos de aprendizagem, trocas e vivências. “O lema da nossa rede é vamos fazer e fazer bem feito”, destacou.

A programação do evento também contou com a palestra sobre a imunização das crianças, para doenças que são mais comuns na infância, com o diretor da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde, Fábio Santos Prianti de Carvalho.

Certificados

Em 2022, os professores tiveram durante o ano, o curso “Google for Education”, que possibilitou a familiarização e o aprimoramento do uso das tecnologias em sala de aula. “Um curso leve e regado de muito conhecimento prático, demonstrando que a tecnologia é o meio para que as aprendizagens possam se desenvolver no ambiente escolar”, explicou a secretária. Esta jornada de qualificação oportunizou aos professores, certificações de nível 2 do curso da Google, que foram entregues também na ocasião da solenidade de abertura.

As aulas municipais em Jacareí começam na próxima segunda-feira (13), para cerca de 22 mil alunos matriculados no município, distribuídos entre 78 unidades escolares (30 creches, 22 EMEIS e mais 30 EMEFs).

Legenda: Educadores reunidos no Teatro Ariano Suassuna para a abertura do ano letivo