Animais para adoção estarão no Parque da Cidade dia 13

Escutar áudio do texto

A Secretaria de Meio Ambiente estará realizando uma Feira de Adoção de Animais, no Parque da Cidade, no próximo dia 13. Os animais ficarão à disposição das 9h às 12h. Nessa feira as pessoas também serão informadas sobre animais para adoção no Centro de Observação Animal (Canil) em qualquer época do ano.

Quem tiver interesse em adotar pode procurar a Secretaria de Meio Ambiente (Avenida Engenheiro Davi Monteiro Lino, 489, Centro). O objetivo da prefeitura é estimular a adoção de cães adultos”, disse a assessora comunitária da secretaria, Joelma Prilips.

A proposta é realizar feiras mensais de adoção. Quem adotar um animal assinará um termo de responsabilidade, disponibilizando endereço completo, para que os funcionários do Centro de Observação possam fazer o acompanhamento. O objetivo é saber se o animal será bem tratado e não voltará para as ruas.

Todos os animais que serão levados para a Feira são castrados, vermifugados e vacinados. As ONGs irão colaborar na feira, fornecendo guia de desconto para castração. Para adotar é necessário ser maior, trazer comprovante de residência e RG.

Para a Secretaria de Meio Ambiente, as vantagens em adotar o cão adulto, é que os animais adultos já têm uma personalidade definida, e dificilmente eles mudam de comportamento sem nenhuma razão. “Por isso você já sabe se ele é calmo, brincalhão, se convive bem com crianças, se é medroso, entre outras características. No caso dos filhotes tudo é uma surpresa. Você não sabe como ele será quando amadurecer”, explicou a assessora.

Principalmente no caso dos vira-latas, você já sabe o tamanho que ele vai ficar, pois não irá mais crescer quando adulto. O animal adulto dá menos trabalho com relação a comportamento, como, por exemplo, xixi fora do lugar. Quando eles amadurecem começam a sentir nojo e, por isso, são mais limpos que os filhotes”, destaca.

Joelma garante ainda que os cães adultos não têm necessidade e nem tendência para destruir objetos da casa ou comer o sapato do tutor como os filhotes. “O cão aprende com qualquer idade, então mesmo que ele seja adulto e tenha algum problema comportamental é possível sim resolver a questão com reeducação”, afirma.

A assessora frisa que outro benefício em adotar um animal adulto é poder escolher um companheiro de acordo com o perfil do tutor. Assim como os seres humanos, os animais também têm suas qualidades e seus defeitos, então você pode escolher o animal ideal para você, com seus problemas ou com seus atributos”, completa.

(Marta Fernandes/PMJ)