”Amigos da Ópera’ adotam praça em Jacareí

A doação será oficializada durante a inauguração da praça, no sábado de manhã (Foto: Cristina Reis/PMJ)

O gosto pelo canto lírico motivou um grupo de amigos a adotar uma praça em Jacareí. Denominado “Amigos da Ópera”, o grupo assina na manhã deste sábado (30) o termo de a adoção da praça Maria Callas, em frente ao EducaMais Jacareí (Av. Davi Monteiro Lino). A assinatura ocorre durante a inauguração da praça, que será realizada pelo prefeito Hamilton Mota.

O grupo existe há mais de 20 anos, desde que a cidade começou a sediar o concurso Maria Callas. A presidente da Fundação Cultural de Jacarehy José Maria de Abreu comenta que antes havia apoio do governo municipal para a realização do evento na cidade. “Como não havia apoio da Fundação, foi criado esse grupo, que reúne pessoas que apreciam esse gênero musical e desejam preservá-lo na cidade”, comenta.

O oficial de cartório Edson de Oliveira Andrade, 74 anos, um dos “amigo da ópera” conta que o grupo surgiu na década de 1980, quando o tenor jacareiense Paulo Esper foi selecionado para um curso em Barcelona. “Como ele (Esper) não dispunha de muitos recursos financeiros para a viagem, formamos um grupo para custear as despesas. Foi criado um ‘livro ouro’ e eu fui um dos primeiros a assinar”, relembra. Quando o Paulo retornou ao Brasil, era um tenor respeitado. Então surgiu a ideia de criar um grupo na cidade para preservar a cultura do canto lírico”, completa.

Já em relação à adoção da praça Maria Callas, Edson explica que é uma iniciativa “muito importante”. “É mais uma maneira de homenagear a ópera na nossa cidade. Pois Jacareí é uma das poucas cidades do Estado a popularizar a música erudita. A gente vê muito isso nas capitais, e raramente, temos algumas surpresas em outras cidades”, comenta.

Enquanto que Jacareí, além de sempre ter um evento na agenda cultural ao longo do ano, é sede do concurso Maria Callas, um prestígio para a cidade”, finaliza.

(Rosana Antunes/PMJ)