Alunos recebem acervo de história africana, afro-brasileira e indígena

A Prefeitura de Jacareí, por meio da Subsecretaria de Igualdade e de Direitos Humanos e da Secretaria de Educação, realizou na sexta-feira (13), a primeira entrega oficial de um acervo de livros paradidáticos e de literatura infantil sobre a temática da História Africana, dos Afrodescendentes, da cultura Afro-Brasileira e dos indígenas, para a EMEIF Adélia Pereira Braz Rossi, localizada no bairro Santo Antônio da Boa Vista.

Durante o evento, realizado na Biblioteca Municipal ‘Macedo Soares’, a subsecretária de Igualdade e de Direitos Humanos de Jacareí, Girlaine Dias, afirmou que o momento “é importante para a população negra e indígena”. Continuou: “Temos a responsabilidade de contar às crianças quem são os verdadeiros heróis. Dar oportunidade para que as crianças combatam este processo de racismo”.

Já a secretária municipal de Educação, Maria Thereza Ferreira Cyrino, destacou a necessidade de levar diretrizes de igualdade neste dia 13, com esta entrega simbólica – do acervo adquirido com recursos do Fundeb –, para o diretor da EMEIF Adélia Pereira Braz Rossi, Rubens Henrique Pereira Alves. “Estamos iniciando um projeto-piloto, em que serão levados estes livros, para que sejam desenvolvidas atividades em sala de aula, como peças de teatro, músicas e exposições”.

História e Cultura

Com esta iniciativa no dia 13 de maio, data em que a escravidão foi oficialmente abolida no Brasil, em 1888, começa o processo de implementação das leis federais de “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”, no município. A medida assegura o direito à igualdade de condições de vida e cidadania, assim como garantia de igual direito às histórias e culturas que compõem a nação brasileira, além do direito de acesso às diferentes fontes da cultura nacional a todos os brasileiros.

Legenda: Evento de entrega de livros sobre História Africana, dos Afrodescendentes, da cultura Afro-Brasileira e dos indígenas