Alunos do Tocando o Futuro gravam vídeo para apresentação online

Escutar áudio do texto

Depois de mais de um ano sem se reunirem, os alunos do projeto Tocando o Futuro, vinculado à Secretaria de Segurança e Defesa do Cidadão de Jacareí, encontraram uma forma para se apresentarem juntos. Sob a coordenação dos instrutores do projeto, eles acabam de lançar um vídeo no canal do projeto no Youtube, em que apresentam uma versão instrumental da música Photograph, do artista britânico Ed Sheeran. O link direto para a apresentação é este: https://www.youtube.com/watch?v=6nv-dCPHV4w&feature=youtu.be.

A iniciativa, segundo o instrutor e guarda civil Henrique Bortolato Neto, foi uma forma de promover a integração dos alunos e, também, levar uma mensagem de amor para as pessoas, neste momento marcado por incertezas e perdas, principalmente humanas. “Photograph já faz parte do nosso repertório e estávamos nos preparando para ensaiar com os alunos, quando veio a pandemia. É uma música que fala muito sobre a importância do amor, de guardar os bons momentos em uma fotografia para relembrá-los sempre que for necessário”, pontua Bortolato.

Distância Rompida

O vídeo foi dirigido e editado pela instrutora e guarda civil Adrielly Lobo, e tem a participação de sete alunos, que fazem parte da turma mais avançada do projeto. Cada um fez a gravação na própria residência seguindo as orientações dos instrutores do projeto. “A gente montou uma base para que eles pudessem ouvir e tocar em cima, para depois editar o vídeo”, diz Bortolato.

Para elaborar a base, os instrutores gravaram a partir de um programa a música Photograph, que consta da partitura, para os alunos terem a noção da marcação do tempo, como a hora certa de entrar, de tocar. “Eles gravaram com essa marcação no ouvido, assim conseguem ter a noção do tempo, o momento certo da respiração. Enfim, é como se fosse o maestro ali os regendo no ouvido”, explica.

Segundo Bortolato, a produção toda envolveu outros alunos do projeto, mas devido às limitações técnicas, não foi possível incluir todos.

Experiências

Há seis anos no projeto Tocando o Futuro, a estudante Ana Vitória Costa da Silva, 15 anos, conta que foi “maravilhoso” participar do vídeo, já que faz tempo que não realiza nenhuma apresentação para o público. “O mais interessante foi ver minha capacidade de fazer isso sozinha, longe da turma. Confesso que foi difícil, sempre dá um pouco de medo de não dar certo, mas, no final, superou minhas expectativas. E me ver tocando com meus colegas, mesmo longe, deu para matar um pouco da saudade”, diz Ana Vitória.

Para Felipe de Assis Venâncio, 14 anos, aluno do projeto há cinco anos, a experiência também foi “muito boa”. Ele revela que teve um pouco de dificuldades na sincronização com o áudio, mas por outro lado ficou feliz por ter a oportunidade de se apresentar tocando outro instrumento, o violão, depois de iniciar na flauta.

A violinista Geisiany Caroline da Silva Moreira, 17 anos, entrou há cinco anos no projeto para aprender flauta doce e violão. Ela também relata a experiência em participar do vídeo: “Eu gostei bastante. Já queria participar de algo parecido fazia um tempo. Achei mais difícil conseguir posicionar bem o celular e tocar junto a um acompanhamento e imaginar como isso iria ficar no vídeo”. Mas apesar de ter gostado, Geisiany não vê a hora de retomar as aulas e apresentações públicas. “Valeu pela ideia em si e a curiosidade de como ia ficar o vídeo finalizado. Acho bem legal a ideia de montar orquestra virtualmente, mas não vejo a hora de voltar tudo ao normal”, declara.

O Projeto

O projeto ‘Tocando o Futuro’ é uma iniciativa do Centro de Ações Preventivas “Semeadores da Paz”, da Secretaria de Segurança e Defesa do Cidadão de Jacareí. Neste ano, em maio, o projeto comemorou 15 anos, e segue com o objetivo de promover a cidadania por meio da inicialização musical. Atualmente, atende cerca de 100 alunos sob o comando dos guardas civis Henrique Bortolato Neto, José Carlos da Silva, Marcel Gonzáles Silva e Adrielly Cristina P. Lobo.