Alunos de EMEFs recebem novos uniformes escolares

Os alunos da EMEF Prof. Hugo Del Mônaco, no bairro Bela Vista, receberam uniformes de verão e inverno. Foto: Valter Pereira/PMJ

As EMEFs Profª Adélia Monteiro, no Campo Grande, e Prof. Hugo Del Mônaco, do Bela Vista, realizaram, nesta sexta-feira (11), cerimônias de entrega dos novos uniformes escolares. Os pais dos alunos compareceram para receber as peças para este ano letivo.

O vice-prefeito, Dr. Adel Charaf Eddine, destacou a importância dos uniformes, que são entregues aos alunos da rede municipal já há sete anos. “Agradecemos a presença dos pais, que são fundamentais na vida escolar dos filhos”, destacou. Ele lembrou ainda que os professores municipais receberam mais de mil tablets, para preparar suas aulas.

Ele lembrou que Jacareí é uma das poucas cidades do Estado de São Paulo que fornecem gratuitamente uniforme escolar aos alunos da rede municipal. “Não existe uma lei que obrigue as prefeituras a fornecer uniforme, portanto essa é uma decisão administrativa do governo municipal”, disse.

O secretário de Educação, João Roberto Costa de Souza, também enfatizou a importância do professor, “que faz a diferença na vida da gente”. Acrescentou: “Desde que assumi como secretário, há oito anos, um dos nossos compromissos foi colocar uniformes na rede escolar, que tem um valor simbólico para nós, porque é uma questão de carinho, de atitude de respeito, de consideração, onde todos são tratados como iguais, todo mundo com o mesmo tênis, a mesma camiseta. Fico feliz com esta conquista”, ressaltou, informando ainda que foram compradas cerca de 130 mil peças para toda a rede municipal, que possui aproximadamente 13 mil alunos.

Uniformes para o ano inteiro

A primeira entrega de uniforme escolar aconteceu no último sábado (05), durante a inauguração da nova escola do bairro Rio Comprido. Os uniformes serão entregues a todos os alunos do ensino fundamental da rede municipal, do 1º ao 5º ano de 30 EMEFs.

Cada aluno receberá dez itens: um par de tênis, três camisetas de manga curta e uma camiseta de manga longa, duas bermudas (meninos) ou dois shorts saias (meninas), duas calças e uma jaqueta. O uniforme da Secretaria Municipal de Educação pode ser usado o ano todo, já que as peças são apropriadas para o verão e inverno.

A iniciativa da Prefeitura de Jacareí de distribuir gratuitamente os uniformes garante economia às famílias e segurança aos alunos, pois auxilia na identificação no trajeto de ida e volta da escola.

Aprovados

Os pais aprovaram os uniformes. Daniele Neves, mãe de Samuel Neves, de 6 anos, estava satisfeita com o primeiro uniforme de seu filho que está no primeiro ano. “Achei muito bom. Vai dar segurança para meu filho. Ele vai poder ter um tênis reservado só para a escola. Além de que as crianças ficam bonitas de uniforme”, disse.

O estudante Lucas Pereira, de seis anos, foi um dos que receberam o uniforme na tarde desta sexta-feira. Seu pai, Pedro Crispim, foi com ele receber o material. “Acho muito importante, é uma segurança para as crianças, já que usando uniforme escolar elas podem ser facilmente identificadas por todos como aluno da rede municipal de ensino, no trajeto entre a casa e a escola”, disse. “Também é uma economia para nós, pais, porque com o uso de uniforme poupamos as outras roupas das crianças”, completou.

A aposentada Cristiane Gonçalves também foi à escola acompanhando a neta Mariane, também de seis anos. Ela disse que além da questão da segurança e da economia, outro benefício proporcionado pelo uniforme é a garantia do princípio constitucional da isonomia. “Com todos os alunos usando uniforme não sobra espaço para comparações entre as roupas das crianças, o que não deve mesmo acontecer no ambiente escolar”, disse.

(Secretaria de Comunicação)