Alunos da Rede Municipal recebem Educação Musical da OSIJJA

A Orquestra Sinfônica Jovem de Jacareí (OSIJJA) vem atuando no Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. A iniciativa visa levar na educação integral da jornada ampliada, em sete escolas da rede municipal, 15 monitores de educação musical, que são alunos da Orquestra Jovem Municipal.

“Entendemos a relevância da educação integral, como ação estratégica para garantir a proteção e o desenvolvimento de crianças e adolescentes, que vivem na contemporaneidade das escolas municipais, por meio da Educação Musical e Iniciação Musical”, explicou o coordenador geral e maestro, Mauro Bueno Junior.

Atualmente, estão participando das ações, 1.250 alunos da rede municipal, nas oficinas ministradas no contraturno escolar, “buscando sempre a multidimensionalidade pessoal da criança, através da música, enfatizando e estimulando as dimensões do ser humano, como o intelectual, físico, afetivo, social, ético moral e o desenvolvimento simbólico”, destacou o maestro.

A música na educação oferece inúmeras oportunidades para que a criança possa aprimorar suas habilidades motoras. “Ela aprende a controlar os seus músculos e a se mover com um pouco mais de desenvoltura. O aluno ainda melhora sua própria autoestima, aprendendo a se aceitar com as suas capacidades e limitações”, disse o maestro.

“Seus conhecimentos vão se tornando mais amplos, e esse contato com o instrumento vai aumentando a sua sensibilidade, descobrindo o mundo que está a sua volta de forma mais prazerosa”, enfatiza Mauro, acrescentando que os monitores responsáveis pelas aulas são estudantes de Música e passam por capacitação e orientação pedagógica, para poderem aplicar o conteúdo.

Para a secretária de Educação de Jacareí, Maria Thereza Ferreira Cyrino, “os alunos de nível avançado da Orquestra, no período integral, recebem atividades complementares, para desenvolver habilidades e competências propostas na BNCC (Base Nacional Comum Curricular)”.

Legenda: Alunos participam das aulas de Educação Musical