Alunos da rede municipal iniciarão programa de sustentabilidade

Escutar áudio do texto

A partir da próxima semana, os alunos das EMEFs estarão trabalhando em um programa de sustentabilidade, em parceria com a ONG JA Brasil (Junior Achievement). Os terceiros anos trabalharão o tema “Nosso Planeta, Nossa Casa” e os quintos anos desenvolverão o tema “Nosso Mundo”.

O objetivo do projeto é fazer os alunos e seus familiares refletirem criticamente sobre os problemas socioambientais contemporâneos, intervindo positivamente sobre essa realidade. A JA Brasil oferecerá uma formação dos coordenadores para levar o conteúdo para as crianças.

O programa foi elaborado com base em alguns princípios:

– o foco na dimensão empreendedora dos programas da Junior Achievement e de seus produtos, voltados para a compreensão e a prática do universo organizacional, ou seja, o das relações produtivas, de consumo e de mercado;

– a inserção do terma sustentabilidade nesse contexto;

– a prioridade em sua “chamada à ação” ou seja, não a simples informação, mas um assumir de consciência e a mudança de atitude dos seus leitores;

– delimitando a ideia de sustentabilidade a ser trabalhada, assumindo aqui a proposta de sustentabilidade ampla, não antropocêntrica e simbiocêntrica (aquele que busca preservar as diferentes formas de vida).

O programa seguirá uma cartilha, com vários conteúdos como: Contextualização da situação atual, Resgate histórico, Apresentação do efeito estufa e aquecimento global, Apresentação das ideias do economista e filósofo Kenneth Boulding, Aproximação com a natureza, Princípios da Produção Mais Limpa, Importância da manutenção da Biodiversidade, Responsabilidade Social, Apresentação de Ecodicas e Dicas de Relações Humanas.

O programa norteia-se por uma proposta de Educação Ambiental que pressupõe: Educação Ambiental não pretendida como a proteção da flora e da fauna, como meio de proporcionar a possibilidade de adquirir conhecimentos, que seja interdisciplinar, que consiga gerar novas formas de conduta nos indivíduos e grupos sociais e que forme cidadãos conscientes.

(Marta Fernandes/PMJ – Foto: Divulgação)