Alunos da rede municipal de Jacareí participam de atividades juninas online

Durante este mês de junho, as tradicionais festas juninas também estão presentes, porém de forma online, nas escolas da Rede Municipal de Educação de Jacareí. Os alunos estão realizando pesquisas com as temáticas da data, como pratos regionais, roupas típicas, brincadeiras, origem das festas e bandeirinhas de enfeite.

Com essa ação, a Secretaria Municipal de Educação, que também trabalha a festa como um instrumento pedagógico, conta com a ajuda dos pais, para incentivar as comemorações. As devolutivas estão sendo realizadas por meio de fotos e vídeos das crianças.

Para a secretária municipal de Educação, Maria Thereza Ferreira Cyrino, a integração família–escola nestas festas típicas é muito importante. “Em breve acontecerá o retorno presencial e, de certa forma, colocamos nossa energia de acolhimento, amorosidade e muita alegria por meio das tradicionais festas juninas escolares. Em todas as nossas escolas, estão ocorrendo excelentes práticas alusivas à tradicional cultura junina, com histórias, músicas, danças típicas, culinárias e vestuários, integrados à aprendizagem, por meio das tecnologias”, destacou.

Exemplos

A EMEF Prof.ª Maria Thereza Ganassali de Oliveira e a EMEIF Jorge Vieira da Silva (as duas no Jardim Colônia), farão uma live pelo canal do youtube das escolas, no próximo dia 2 de julho, como atividade de encerramento do semestre.

Para o diretor das duas escolas, Rubens Henrique Pereira Alves, a educação é regida pela formação global do cidadão. Daí a importância de festejar a cultura popular com suas especificidades regionais, com atenção para não reforçar falsos estereótipos. “Aproveitamos a oportunidade para aproximar o espaço educativo da ação comunitária”, destacou.

O diretor ressalta, ainda, os trabalhos feitos neste período remoto. “Precisamos reforçar ações que aproximem nossos alunos de suas origens, garantindo a continuidade da pluralidade cultural do Brasil, ressignificando esses momentos de interação familiar em situações de aprendizagem, mesmo que indiretamente”, concluiu.

Legenda: Alunos das escolas municipais do Jardim Colônia, que estão animados com as atividades juninas online