Alunos da Fatec visitam Viveiro para aula ao ar livre

Os alunos do 4º Nível do curso de Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Fatec de Jacareí fizeram uma visita técnica ao Viveiro Municipal “Seu Moura”, nesta quarta-feira (30), com objetivo de conhecer o espaço e seu potencial para atividades que já estão sendo trabalhadas pela unidade de ensino.
Realizada dentro da disciplina de Educação Ambiental, a aula ao ar livre no Viveiro foi conduzida pelo professor Mário Sérgio Soléo Scalambrino. A Fatec está capacitando os alunos para metodologia de aprendizagem no contexto. “Essa visita é fundamental porque tem conteúdo para uma ressignificação da nossa relação com o meio”, destacou.
“Os alunos podem aprender a criar parâmetros de estratégias de abordagem para programas de Educação Ambiental. Podemos estudar as trilhas interpretativas da natureza, a infraestrutura necessária, o desenho do espaço físico e leitura da paisagem, interdisciplinaridade, planejamento ambiental urbano, importância das áreas verdes em um Plano Diretor e fluxo social. As pessoas precisam se apropriar destes ambientes”, ressaltou o professor, que está há nove anos no Centro Paula Souza.
O gerente do Viveiro Municipal Marcos Avlis apresentou o espaço aos alunos e o que vem sendo feito desde o início do ano. “Estamos cumprindo com uma das propostas da Administração Municipal para o Viveiro e trazendo os mestres da Fatec para aulas práticas, que inclusive poderão contribuir para o desenvolvimento dos nossos trabalhos no local”.
O tradicional Viveiro Municipal de Jacareí “Seu Moura”, recebeu um tratamento especial de recuperação por meio da Secretaria de Meio Ambiente, nos primeiros seis meses do ano. Iniciamos a reprodução de mudas ornamentais e a meta é retomar a reprodução de frutíferas e nativas para suprir necessidades de plantio e doação.
O viveiro possui 30 funcionários e ocupa uma área verde de 600 mil metros quadrados. Fica localizado na Estrada Teófilo Teodoro Resende, 39, no Campo Grande, a cinco minutos do centro, tel. 3953-3917.
(Marta Fernandes/PMJ – Foto: Cristina Reis/PMJ)