Alunos da EMEF Barão são medalhistas na 19ª Olimpíada de Astronomia e Astronáutica

Foto2C_Alunos_Barao_Astronomia
Diego Laudelino dos Santos, Emilly Kamily Cardoso Tavares, Rayssa Gabrieli Rodrigues dos Santos e Bento Libório Lamin de Souza, medalhistas na 19ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica – Foto: Cristina Reis PMJ

Os alunos dos quintos anos da EMEF Barão de Jacareí Diego Laudelino dos Santos, Bento Libório Lamin de Souza, Emilly Kamily Cardoso Tavares e Rayssa Gabrieli Rodrigues dos Santos foram medalhistas na 19ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) de 2016.

Todos eles tem uma opinião em comum: gostam de Astronomia. Rayssa afirma que “a matéria é interessante de estudar, porque a gente aprende sobre os planetas”. Bento disse que é legal “entender sobre galáxias, estrelas, planetários”. Os quatro alunos ainda fizeram maquetes e experiências com foguetes. “Gostei tanto que até pedi uma luneta de presente de Natal”, fala Diego.

Para a diretora da EMEF Barão, Luciana Vieira, “o diferencial da nossa escola foi a melhoria dos resultados este ano, por conta de um projeto que incluiu a Astronomia na grade curricular, por seis meses”.

O evento reuniu a participação de 744.107 alunos de todo o país, em 7.895 escolas. Todos os alunos recebem certificados de participação. A OBA é organizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) e pela Agência Espacial Brasileira (AEB), com recursos principalmente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), órgão vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC).

A Olimpíada é executada por uma comissão de Astrônomos profissionais pertencentes à Sociedade Astronômica Brasileira e por engenheiros da Agência Espacial Brasileira. A organização do evento parabeniza os excelentes resultados obtidos este ano pelos alunos, professores e escolas.

A cerimônia de entrega de certificados e medalhas para os alunos da EMEF Barão de Jacareí será no dia 30 de novembro, às 18h30, com a presença de autoridades municipais.

A Olimpíada consiste na realização de uma prova sobre astronomia e astronáutica e foi aplicada aos alunos inscritos dentro da própria escola participante. Participam voluntariamente alunos das redes pública e privada, com a proposta de despertar e incentivar neles o interesse pelas áreas. Participaram em Jacareí 30 escolas, entre municipais, estaduais e privadas.

(Marta Fernandes/PMJ)