Alunos da EJA participam de exposição “Lá onde eu moro”

Escutar áudio do texto

Cem alunos da EJA (Educação de Jovens e Adultos) que participam do projeto “Heróis em Ação” estarão participando da exposição “Lá onde eu moro”, que se realizará de 10 a 16 de novembro, no Parque da Cidade. O evento tem como objetivo celebrar o resultado do projeto, que recebe incentivos do Ministério da Cidadania e parceria das Empresas Evoluir e Duratex S.A.

Durante esta semana, além de compartilhar com a comunidade as ações do projeto desenvolvidas este ano, nas turmas da EJA das EMEFs Barão de Jacareí, Beatriz Junqueira da Silveira Santos, José Éboli de Lima, Maria Luiza de Souza Pinto Vasques e Neusa Teodoro de Azevedo, haverá também uma programação cultural aberta ao público.

O projeto Heróis em Ação teve em seu processo, capacitação para professores e coordenadores da EJA, com inclusão de materiais didáticos para alunos e professores, e a doação ainda para as escolas de 1.600 exemplares da obra literária que inspirou a exposição, “Lá onde eu moro”, de Babi Dias e Victor Peres e Perez.

Por meio de uma metodologia que promove a pesquisa e levantamento dos desafios e positividades do seu território (escola e bairro), a interação com diversos atores locais e a aprendizagem de liderança e mobilização social, as turmas da EJA tiveram iniciativas diferenciadas e de diversas áreas curriculares, como:

“Cordel do sonho encantado” – com a vontade de resgatar a história dos moradores do bairro, os alunos da EMEF José Éboli produziram poemas de Cordel e ilustração com xilogravuras.

“Nosso bairro, nossa horta” – ação comunitária da EMEF Beatriz Junqueira, de pesquisa e criação de canteiros de plantas e hortaliças.

“Resgatando Valores e Cultura – Ervas Medicinais” – A EMEF Neusa Teodoro se mobilizou para a construção de canteiros medicinais, como forma de resgatar o saber da cultura local e perceber os recursos naturais como meio de promoção à saúde.

“Nossos talentos e nossas cores na nossa escola” – Os alunos da EMEF Barão de Jacareí resolveram resgatar a memória de lendas e tradições, e promover um registro histórico-artístico no muro da escola por meio de uma intervenção urbana como o grafite.

“Lá onde eu moro tem um parque… fui eu quem fiz” – a partir da identificação da necessidade no bairro de área de lazer para as crianças, a EMEF Maria Luiza Vasques decidiu construir um parquinho na escola e na Unidade de Saúde, com a doação de materiais de empresas parceiras e o apoio do projeto “Mão na Massa” dos profissionais da Saúde da UMSF Rio Comprido.

Programação da Exposição “Lá onde eu moro”:

Domingo (10 de novembro) – Das 13h às 19h –  Abertura

16h: Contação de Histórias “Nessa Mala tem História” – Carol do Brasil

Segunda-feira (11 de novembro) – Das 13h às 21h

14h: Oficina de Colagem Analógica – Janaína Vieira

19h30: Intervenção Artística de Muralismo – Sombrero Coletivo

20h: Apresentação Musical – Grupo Colcha de Retalhos

Lançamento do livro “História de trilhos e sonhos” e Roda de Conversa com o autor Waldir Capucci

Terça-feira (12 de novembro) – Das 13h às 21h

14h: Performance Literária “Conte-me seu sonho e ganhe um livro” – Bruna Souza

20h: Contação de Histórias – Nazaré Lelé

Quarta-feira (13 de novembro) – Das 13h às 21h

14h: Oficina de Pintura com Terra – Juliane Ferreira

20h: Apresentação Musical – Coral Ativia de Jacareí

Quinta-feira (14 de novembro) – Das 13h às 21h

14h: Oficina de Brinquedos e Brincadeiras – Van Chelucci

20h: Oficina de Cordel – Yabás Núcleo de Estudos

Sexta-feira (15 de novembro – feriado) –  Das 13h às 19h

15h: Oficina de Arte Ornamental Kokedama –  Angela Tuti

17h: Oficina de Dança Moçambique – Mestre Nego

Sábado (16 de novembro) – Das 13h às 19h

16h: Oficina de Xilogravura – Rildo Oliveira

17h: Vivência em Dança Circular – Rose Sarto Vilela