Agora é oficial: Tocha Olímpica passará por Jacareí na tarde do dia 26 de julho

Escutar áudio do texto

O Comitê Olímpico Brasileiro divulgou oficialmente, na manhã desta quarta-feira (24), o nome das 326 cidades brasileiras que vão participar do revezamento da Tocha Olímpica e as datas previstas para a passagem da chama em cada município. Ficou confirmado que Jacareí receberá o símbolo maior do Jogos Olímpicos no dia 26 de julho, uma terça-feira, no período da tarde.

A tocha virá de São Paulo e passará, no mesmo dia, por Suzano, Mogi das Cruzes, Jacareí e São José dos Campos. No dia seguinte, 27 de julho, ela seguirá por Taubaté, São Luiz do Paraitinga, Ubatuba, Paraty e Angra dos Reis. O revezamento vai durar 95 dias e deverá envolver pelo menos 12 mil condutores, ao longo de cerca de 20 mil quilômetros.

Nos próximos meses o Comitê Organizador dos Jogos e os patrocinadores oficiais do revezamento anunciarão os selecionados que terão o privilégio de conduzir a Tocha Olímpica. Em Jacareí, nove pessoas já foram pré-selecionados por uma Comissão local, além daqueles que estão sendo escolhidos pelos patrocinadores e que ainda serão divulgados.

Segundo o Comitê Olímpico, as cidades anunciadas reúnem os requisitos necessários de infraestrutura para receber o revezamento. O secretário de Esportes e Recreação de Jacareí, Hernani Barreto, disse estar muito feliz pela oportunidade de coordenar esses trabalhos em torno do revezamento e trazer para a cidade um evento esportivo de relevância internacional. “Por se tratar de um grande evento mundial, queremos envolver toda a população da cidade, para que o dia fique marcado para sempre na história de Jacareí”, disse.

A tradicional cerimônia de acendimento da Chama Olímpica será realizada na cidade histórica de Olímpia, na Grécia, dia 21 de abril, ao meio-dia. No Brasil, o revezamento começa por Brasília, dia 3 de maio. O revezamento se encerra dia 5 de agosto, quando o último condutor acenderá a Pira Olímpica, na cerimônia de abertura dos Jogos, no Estádio do Maracanã.

(Secretaria de Comunicação/PMJ)