“Agentes do Brincar”: projeto da Educação de Jacareí encerra-se, em 2021, com apresentações e seminário

A Prefeitura de Jacareí, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou no sábado (4), o encerramento do projeto “Agentes do Brincar”, em parceria com a IPA Brasil e a ETEC de Santa Isabel. O evento, que aconteceu no Teatro Municipal Ariano Suassuna, teve a apresentação do resultado da pesquisa de qualificação profissional do projeto. Teve ainda um momento de reflexão, com o tema “Atuação dos Agentes do Brincar”, além de resgate de brincadeiras.

Qualificação Profissional

Mais de 50 profissionais da Secretaria Municipal de Educação de Jacareí, entre professores e ADIs (Agentes de Desenvolvimento Infantil), participaram do curso de ‘Qualificação Profissional Agentes do Brincar’. As aulas se iniciaram há sete meses. Todos os registros destas aulas foram apresentados por artigos no sábado (4), tornando o município como “Cidade do Brincar”.

Nestes meses, todos os grupos fizeram o ‘Dia do Brincar’, de forma online, outros em bairros e escolas, e também no Parque da Cidade. O curso foi feito pela plataforma Zoom. Foram 100 horas práticas e 80 teóricas, além de atividades complementares e projetos lúdicos.

Diversidade de Temas

Os temas das aulas foram: ‘Princípios dos Agentes do Brincar: como proporcionar o brincar livre’; ‘O brincar e o desenvolvimento humano’; ‘Brincar para construção de uma cultura de paz: habilidades socioemocionais’; ‘Políticas para promover o brincar, projetos lúdicos e como realizar um dia do brincar’; ‘Gerenciando riscos no brincar’; ‘Espaços para brincar: brincar ao ar livre na natureza’; ‘Espaços para brincar: brincar na cidade’; ‘Brincando em espaços culturais’; ‘Igualdades de oportunidades no brincar’; ‘Brincadeiras para todas as faixas etárias’; ‘Inclusão de crianças com deficiência pelo brincar’; ‘Brincando com música’; ‘Brincar e o imaginário infantil: contação de histórias’; ‘Brincar e dançar: a arte em movimento’; ‘Brincar e a criatividade’; ‘Brincar e a criatividade: criação de brinquedos com material não estruturado”, entre outros temas.

Legenda: Professores, ADIs e parceiros se reúnem em evento no Teatro Ariano Suassuna, em Jacareí