Agentes da Defesa Civil de Jacareí participam de oficina para ‘Operação Chuvas de Verão’

Escutar áudio do texto

O verão se aproxima e com isso surge a preocupação com as fortes chuvas que costumam ocorrer nessa estação. Com o intuito de se preparar para melhor atender a população, os agentes da Defesa Civil de Jacareí participam nesta terça (22) e quarta-feira (23), de mais uma qualificação.

Desta vez, a equipe está em Pindamonhangaba para realizar a oficina preparatória ‘Operação Chuvas de Verão 2022/2023’, promovida pelo Departamento Estadual de Proteção e Defesa Civil de São Paulo. O evento reúne agentes de toda a Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte.

Além da qualificação, a oficina viabiliza ao município participante receber certificação, pontuação no Programa Selo Verde e Azul da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente, celebração de convênios com o Estado e recebimento do kit para operação verão, bem como outros programas com benefícios para a cidade.

Em prontidão

O secretário de Segurança e Defesa do Cidadão, Rafael Júlio, pontua que essa é mais uma ação de qualificação das nossas equipes da Defesa Civil Municipal, que tem como doutrina manter “o mais alto nível de preparo, sempre em prontidão para agir em qualquer demanda”. Ele lembra que já foram realizadas ações similares, como o encontro em julho, sediado em Jacareí, onde participaram 35 municípios de toda a região. “O evento teve a simulação de acidentes em rodovias, em conjunto a Polícia Rodoviária Estadual e Corpo de Bombeiros, e agora nossas equipes estão em Pinda, para continuar o trabalho de atualização com o foco nas chuvas fortes que incidem sempre nos meses de verão”, completa.

 

Legenda: Agentes da Defesa Civil de Jacareí participam de treinamento