Adelia Pereira Braz Rossi

 

Nascida na Cidade de Penápolis-SP, oitava filha de Antonio Pereira Braz e Maria Donzelli, Braz, do total de onze irmãos Zeca, Conceição, Joana, Silvino, Carmem, Tereza, Helena, Antonio, Manoel e Célia, sendo que assim como ela, oito destes também Professores. Em 05 de setembro de 1946, casou-se naquela cidade em 11 de julho de 1964 com Adir da Silva Rossi, mudando-se logo em seguida para Jacareí, enquanto ainda cursava o terceiro ano do Curso Normal/Magistério, vindo a concluir o Curso no Instituto de Educação “Dr. Francisco Gomes da Silva Prado” no ano de 1965, sendo diplomada em 18 de dezembro de 1965 com habilitação para o Magistério Primário.

Em agosto de 1.965, ainda cursando Magistério, nasceu sua filha Andrea, fato que deu a Ela uma maior acolhida em sua Turma, e consequentemente na Cidade de Jacareí, tanto que muitas das colegas de classe tornaram-se amigas de toda a vida.

Como seu marido trabalhava na Camargo Correa S. A., ele foi transferido para as obras na Cidade de Caraguatatuba, e em janeiro de 1.966 mudaram-se para lá, onde permaneceram por um ano, até dezembro de 1966.

Na Cidade de Caraguatatuba iniciou seu mister no Magistério como Professora Interina, onde regeu aulas na Escola Mista de Emergência do Morro do Algodão de 16 de fevereiro a 16 de agosto de 1966.

Com a volta para Jacareí em dezembro de 1966 e já na eminência do nascimento de seu filho Adir Júnior, que nasceu em fevereiro de 1967, só voltou à sala de aula como Professora Substituta na 1ª Escola Mista do Bairro do Rio Abaixo de 11 de setembro a 10 de outubro de 1969, pois com todos os afazeres do Lar e dois filhos pequenos, e contando com apenas 20 anos de idade, era uma tarefa que lhe consumia todo tempo e com isso a fez postergar sua volta às salas de aula.

Mas mesmos com as dificuldades, voltou a ministrar aulas, também como Professora Substitua, na E. Mista de Emergência nº 30 do Bairro da Angola de Baixo de 06 de maio a 14 de dezembro de 1970 e na Escola Mista do Bairro do Pinheiro de 17 de abril a 01 de junho de 1971, ambas em Jacareí.

Lecionou também um período como Professora Primária do Município de Jacareí, de 13 de março de 1972 a 06 de maio de 1974, na Escola Tito Máximo no Parque Santo Antonio.

No ano de 1975, no mês de outubro, atuou como Professor I – A.C.T. na EEPG “Professor Antonio José de Siqueira”.

Após este período, ante as condições impostas à época, afastou-se das salas de aulas, retornando como Professora A.C.T., na 3ª E. E. P. G. do Jardim Parateí, Fazenda Maracatu em Guararema, de 30 de março 1977 até 06 de fevereiro de 1979.

Ainda em Guararema, e como Professora A.C.T., de 12 de fevereiro a 13 de dezembro de 1979, lecionou na E.E.P.G. da Colonização de Cerejas.

No ano de 1980 lecionou na EEPG “Vila Osíris”, na Cidade de Santa Isabel, tomando posse em 23 de julho de1980 como Professora Titular no Estado de São Paulo, permanecendo na Vila Osiris até 13 de fevereiro 1981.

Em 23 de fevereiro de 1981, conseguiu a remoção para a Cidade de Jacareí, já como Professora Titular no Estado de São Paulo, passou a reger aulas na E.E.P.G. Professora Olívia do Amaral Santos Canettiri, no Parque Meia Lua, onde permaneceu até 1983, com sua remoção para a E.E.P.G. Adelia Monteiro, no Bairro do Campo Grande, hoje Escola Municipal, permanecendo lá até 1.986.

Ainda no ano de 1.986 graduou-se em Pedagogia pela Faculdade de Educação de Guaratinguetá.

Em 1.987 pediu remoção para E.E.P.G. Professora Maria Helena Denis Figueiredo, no Jardim Bela Vista, por ser a Escola Estadual mais perto de sua residência, onde permaneceu até sua aposentadoria em 13 de julho de 1.999.

Durante o período que esteve na Escola Maria Helena, afastou-se no ano de 1990, passando a ocupar as funções de assistente de Diretor na E.E.P.G. Bairro da Cerâmica, de maneira substituta, voltando a ocupar o cargo de Professora em 1991.

Com a aposentadoria em 1.999, apesar de afastar-se das salas de aula, mantinha em casa com o neto Serginho e mais para frente com os netos Lucas e  Tiago e também com a bisneta Laura, seus afazeres profissionais que tanto a apraziam, juntando o útil ao agradável, pois assim como com os alunos, era firme quando necessário, mas carinhosa e tenra na maior parte do tempo, tanto que sempre reconhecida pelos  alunos, que faziam questão de se aproximar, se apresentar e contar sua história e gratidão sempre que a encontravam.

Adelia foi casada com Adir da Silva Rossi, deixou os filhos Andrea Carla Braz Rossi Bordais casada com Johann Christian Jean Charles Bordais, Adir da Silva Rossi Júnior casado com Giliani Fortes Rossi, os netos Sergio Roberto Daher Filho, Lucas Fortes Rossi, Tiago Fortes Rossi e bisneta Laura Rodrigues dos Santos Daher.

Falecida em 23 de abril de 2021, aos 74 anos de idade, vítima do Covid 19, que ceifou tantas vidas no Brasil e no Mundo, deixa seu legado como uma Pessoa que serviu e só fez amigos, tanto como Professora, quanto em sua vida pessoal.