Ações da Secretaria de Mobilidade Urbana reduzem em quase 60% mortes no trânsito de Jacareí

Enquanto 2019 teve 19 mortes em vias locais, 2020 teve oito óbitos, sendo seis de motociclistas

Criado com a missão de mobilizar a sociedade civil sobre as questões ligadas aos acidentes e mortes no trânsito, o Infosiga monitora todos os 645 municípios de São Paulo. A ferramenta trata-se de um banco de dados que reúne informações de acidentes de diversas fontes, como Polícia Civil, Polícia Militar e Polícia Rodoviária Federal. Em Jacareí, há alguns dados positivos no mais recente relatório do Infosiga. Enquanto 2019 teve 19 mortes em vias locais, 2020 teve oito óbitos, o que representa uma queda de 57%.

A curva é motivada por ações da Secretaria de Mobilidade Urbana da cidade, que completou 4 anos de atuação no início de fevereiro, e implementou programas de educação e fiscalização, alterações em sentidos de via, engenharia de tráfego, medidas educativas e diálogo. Além disso, a implementação do COI (Centro de Operações Integradas) na cidade permitiu um amplo monitoramento, em tempo real, trazendo fluidez e segurança.

Infelizmente, o modal motocicleta trouxe seis perdas de vida, o que faz aumentar a necessidade de ações direcionadas para o setor. Além disso, houve outros dois óbitos: um pedestre e outro envolvendo um carro.

“É importante a cidade estar cada vez mais segura e integrada. É um trabalho em conjunto com a sociedade. Nossa redução foi quase 20% maior do que em cidades próximas e nós vamos ampliar as ações de educação com os motociclistas, porque este número deve melhorar ainda mais”, diz Edinho Guedes, secretário de Mobilidade Urbana de Jacareí.

Imprudência

Segundo o Infosiga, Jacareí teve uma redução 19% maior do que São José dos Campos, por exemplo, que também teve importante redução (38%). Já sobre os acidentes, um estudo realizado pelo Ministério dos Transportes, Portos e Aviação mostrou que em 53,7% dos casos, a causa é a imprudência dos motoristas.

Legenda: Trânsito nas ruas de Jacareí; óbitos tiveram queda de 57% em 2020, comparando-se com 2019