Ação da ‘3ª Virada da Mobilidade’ chama atenção para os direitos dos portadores de deficiência física

A programação da ‘3ª Virada da Mobilidade’ desta terça-feira (24) propôs uma vivência para se colocar no lugar do outro.  A ação ‘Essa vaga não é sua nem por um momento’ colocou cadeiras de rodas nas vagas de estacionamento exclusivas para os cadeirantes e chamou a atenção dos que passaram pelo local, na Praça dos Três Poderes, região central da cidade.

Foram quatro cadeiras emprestadas pela JAM (Jacareí Ampara Menores) e pelo Rotary Club Jacareí Avarehy, com a seguinte frase: já volto, só um minutinho. A mensagem foi conscientizar as pessoas sobre a infração cometida ao estacionar no local que não é permitido.

A lei federal exige que em todas as áreas de estacionamento aberto ao público, de uso público ou privado de uso coletivo e em vias públicas, 2% das vagas sejam sinalizadas e destinadas às pessoas com deficiência.  Os cadeirantes devem portar credencial que comprove a exclusividade, seguindo a Lei 13.146.

Vale ressaltar que, a consequência para quem estaciona de maneira irregular nessa vaga é a infração gravíssima, apenada com sete pontos na habilitação e com o valor da multa de R$ 293,47.

Nosso objetivo foi sensibilizar sobre o respeito com as vagas de estacionamento e consequentemente, as normas de trânsito. O condutor deve respeitar os locais reservados para os cadeirantes”, reforça Jean Araújo, supervisor de Unidade de Educação para o Trânsito.

A ação recebeu a parceria dos alunos JAM e dos membros do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência que também distribuíram materiais educativos. A ‘3ª Virada da Mobilidade’ é uma realização da Prefeitura Municipal de Jacareí, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana, reforçando a Semana Nacional do Trânsito.