Abrigo de Animais de Jacareí terá capacidade ampliada, gatil e espaço para cirurgias

Foi assinada na manhã desta sexta-feira (11), na Secretaria de Meio Ambiente e Zeladoria Urbana de Jacareí, a ordem de serviço que prevê a reforma do antigo Canil Municipal, e transforma o espaço, no bairro Cidade Salvador, em um Abrigo de Animais.

Dentre as melhorias, haverá reparos em toda rede elétrica e hidráulica, construção do gatil, implantação de pavimento e reforma da sede administrativa e do Centro Cirúrgico. Os recursos são oriundos de emenda impositiva da vereadora Sônia Patas da Amizade, com valor total de obra de R$ 544.368,00, e prazo de 6 meses para execução dos trabalhos.

“Vai dar maior qualidade de vida aos animas e amplia a parceria entre Poder Público e protetores, criando uma corrente de conscientização que chega até a população. Eu fico feliz em ver este sonho sendo realizado”, comentou a vereadora Sônia Patas da Amizade, presente no ato da assinatura.

Lar de Passagem

O novo abrigo também representa uma mudança prática na política de resgate. A ideia é que mais animais possam ser atendidos, com menor tempo de permanência e adoção por tutores, num espaço mais curto de tempo. “Além da reforma física, é uma reforma estrutural e conceitual. A gente não quer o animal ali, preso. A nossa ideia é sanar a condição de risco, vacinar, castrar e entrar na política de adoção para uma vida feliz”, explica Claude Mary de Moura, secretária de Meio Ambiente e Zeladoria Urbana de Jacareí.

Após a reforma, o abrigo realizará feiras de adoção, facilitando as visitas. Com o gatil, cães e gatos poderão encontrar novos lares. Joelma Prilips, diretora de Proteção Animal e responsável pelo espaço, destaca outras vantagens. “É também excelente para os nossos veterinários e tratadores, que fazem um trabalho fundamental no resgate e trato dos animais, e que merecem todo cuidado”, disse. A capacidade total pode chegar a 73 cães de porte médio e 30 gatos, simultaneamente.

Já pode ‘AU’dotar!

Quem tiver interesse em adotar um cãozinho, não precisa esperar o novo abrigo ficar pronto. Os processos de adoção são permanentes e os interessados podem procurar a Secretaria de Meio Ambiente e Zeladoria Urbana (Av. Getúlio Dorneles Vargas, nº 530, no Jardim Primavera).

Quem adota um animal, assina um termo de responsabilidade, disponibilizando endereço completo, para que os funcionários do Centro de Observação possam fazer o acompanhamento. O objetivo é saber se o animal será bem tratado. Todos os animais adotados são castrados, vermifugados, vacinados e microchipados. Para adotar, é necessário ser maior de idade, trazer comprovante de residência e RG.

Legenda: Canil Municipal, futura sede do Abrigo de Animais de Jacareí