Evento aborda violência sexual contra crianças

Escutar áudio do texto
Palestra_Abuso_Crianca_Cris_Reis
Evento marca o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes – 18 de maio. Foto: Cristina Reis/PMJ

Cerca de 300 pessoas, entre profissionais da saúde e assistência social, participaram na manhã desta quarta-feira (18) de evento sobre as medidas de proteção e a responsabilização nos casos de violência sexual contra crianças e adolescentes. As atividades foram promovidas pela Prefeitura de Jacareí e Comissão de Elaboração do Fluxo de Atendimento, no EducaMais Jacareí, e contou com abertura do grupo de Dança da Primeira Igreja Batista de Jacareí.

O evento marca o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes – 18 de maio. A representante do CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), Juliana de Andrade Espanhol, apresentou como está sendo implantado o fluxo de atendimento à criança e adolescente vítima de violência sexual em Jacareí.

É uma comissão intersetorial que envolve a saúde, a assistência social, a Delegacia da Mulher e o Ministério Público. Foram dois anos de trabalho e o município agora terá uma diretriz”, disse Juliana.

A secretária de Assistência Social, Vera Lino, explicou que o trabalho será importante para o município, pois todos os setores e secretarias são responsáveis pelas crianças e adolescentes. “É inadmissível que no século 21 o ser humano ainda comete abuso sexual contra criança e adolescente. Vamos fazer de tudo para erradicar esse problema”, disse Vera.

Após a explanação sobre o fluxo, houve palestra com o doutor em ciências humanas pela Universidade Federal de Santa Catarina, Paulo Sérgio Rodrigues de Paula, que é também consultor de gestão do Programa Municipal de DST/HIV/Aids e HV de Jacareí e autor do livro “Barebacking sex: a roleta russa da AIDS? Sexualidade, sexo e risco na mídia impressa e na Internet” (2010, Multifoco).

O especialista falou sobre as questões que envolvem o cotidiano, o senso comum, e fez colocações sobre comportamento diante da violência. “A violência está na vida cotidiana. Ela faz parte, é rotineiro. A desvantagem do senso comum é que não se cria nada e se aceita tudo. E o bom senso é o primeiro passo para superar o senso comum”, disse Paulo Sérgio.

(Zé Júnior/PMJ)