A solidariedade do esporte unindo forças em favor dos mais necessitados de Jacareí

Atletas incentivam doações de alimentos para arrecadação de cestas básicas para população em situação de vulnerabilidade social do município

As práticas esportivas ensinam, acima de tudo, que bons resultados aparecem no trabalho em equipe e na função de esforços em prol de um objetivo comum. Muitas vezes, esses ensinamentos vão além dos treinamentos e competições, tendo como objetivo ajudar o próximo.

Nessa missão, a Secretaria de Esportes de Jacareí, em parceria com as demais secretarias da gestão, está incentivando os esportistas da cidade e toda a população na doação de alimentos para a arrecadação de cestas básicas que estão sendo destinadas para os munícipes em situação de vulnerabilidade social.

Com foco nesse incentivo, inúmeros atletas de nível regional e nacional, que apoiam as ações esportivas de Jacareí, gravaram vídeos motivando a população na doação de mantimentos necessários a ajudar essa parcela de pessoas que estão precisando, devido às dificuldades durante a pandemia em razão do novo Coronavírus (COVID-19).

Entre esses atletas, podemos destacar a participação do Claudinei Quirino (atleta e medalhista olímpico), Fabíola Molina (atleta olímpica e, atualmente, da Secretaria Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social), Pavão (ex-atleta campeão paulista pelo São Paulo Futebol Clube), Marlon Vôlei (campeão sul americano, campeão mundial, campeão da Superliga de Voleibol), Vander Lacovino (tricampeão mundial da Seleção Brasileira de Futsal), Marquinhos Xavier (técnico da Seleção Brasileira de Futsal), Daynnara de Paula (atleta de natação da Seleção Brasileira), Hugo Hoyama (mesa-tenista olímpico e Campeão Pan-americano), Edmílson (Campeão Mundial de Futebol, atleta do Penta, na Copa do Mundo de 2002), Júlio César (ex-goleiro do Flamengo, Internazionale de Milão e Seleção Brasileira), Amaral (ex-jogador de futebol do Palmeiras, Corinthians, Vasco da Gama e Seleção Brasileira), Adhemar (ex-jogador do São Caetano), Dani Zangrano (ex-judoca da Seleção Brasileira), e Leonardo de Deus (nadador olímpico da Seleção Brasileira).

De acordo com o secretário de Esportes de Jacareí, Marcelo Fortes, para o esporte não há limites. Ele é inclusivo e participativo, e a campanha comprovou esses valores ainda mais. “Mobilizamos pessoas de toda a cidade. Essas declarações dos atletas renomados nos ajudaram a despertar o espírito esportivo e a aproximar as pessoas nesse momento de solidariedade. Mas ainda temos muito a arrecadar e continuar a ajudar com as doações de alimentos para o Fundo Municipal de Solidariedade”, pontua.

Vale destacar que, as doações ainda são extremamente necessárias, devido ao final incerto da pandemia. A presidente do Fundo Social de Solidariedade de Jacareí, Benedicta Peixoto do Nascimento, pontua a importância dos munícipes continuarem dispostos para ajudar quem mais precisa. “O nosso objetivo é alcançar toda a população que precisa. Esperamos que a solidariedade continue prevalecendo e que este número de alimentos arrecadados cresça ainda mais”, conclui.

Doações – Para a população que tenha interesse em auxiliar o Poder Público nesta campanha das cestas básicas, a Prefeitura de Jacareí criou uma Central de Arrecadação, localizada no EducaMais Centro, na rua Ramira Cabral, nº 135. Os atendimentos também são das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira.

Se o munícipe quiser doar sem sair de casa, basta ligar no número 156, escolher a opção 4, e agendar a coleta itinerante. Dessa forma, uma equipe da Prefeitura de Jacareí irá até a residência da pessoa para recolher a doação.

O que doar? – As doações podem ser de arroz branco tipo 1 (pacote de 5kg), feijão tipo 1 (pacote de 1kg), açúcar (pacote de 1kg), café em pó (pacote de 500g), óleo de soja (900ml), macarrão (pacote de 500g), fubá (pacote de 1kg), extrato de tomate (embalagem de no mínimo 140g), tempero alho e sal (embalagem de no mínimo 300g), leite em pó integral (pacote de no mínimo 400g), bolacha maisena (pacote 200g), goiabada em barra (pacote 300g) e farinha de trigo tipo 1 (pacote de 1kg).

Caso a opção seja em dinheiro, a pessoa pode depositar a quantia que desejar pela conta do Banco Santander, agência 0190, conta corrente 45.000.137-4, em nome do Fundo Social de Solidariedade de Jacareí.