A 11º Feira do Bolinho Caipira 2023 celebra o mês do patrimônio com saberes e sabores tradicionais

Edição de 2023 contou com programação cultural diversa e a arrecadação aproximada de 30 mil reais para as entidades beneficentes participantes

No último fim de semana (25, 26 e 27 de agosto), a Fundação Cultural de Jacarehy (FCJ) e a Prefeitura Municipal realizaram a 11ª Edição da Feira do Bolinho Caipira 2023.

O evento contou com três dias de programação cultural gratuita e diversa. Além da venda de aproximadamente 30 mil bolinhos e a arrecadação de 75 mil reais em vendas para as 18 entidades beneficentes participantes.

A Feira do Bolinho de 2023 reforça a importância do Patrimônio Cultural de Jacareí, o Bolinho Caipira, sendo realizada em Agosto, consolidando ações no mês do Patrimônio.

A festa tradicional de salvaguarda celebra uma tradição culinária da região, que faz parte da identidade cultural da cidade, com a venda do bolinho caipira de receita original do município, farinha branca e recheio de linguiça.

Na “Pré Feira do Bolinho Caipira” tivemos shows de música sertaneja e também de outros gêneros, no Mercadão Municipal, com artistas regionais que se apresentaram durante a semana.

O reconhecimento do Mestre de Cultura Viva Zequinha, também foi destaque, durante a programação da “Pré-Feira do Bolinho Caipira”, com a homenagem ao “Café São Benedito” no Mercadão Municipal, o qual foi um importante difusor da cultura do Bolinho Caipira em Jacareí.

O evento tornou-se um espaço importante para o reconhecimento da cultura de Jacareí e dos personagens que a compõem: os Mestre de Cultura, nas pessoas de Doni Bueno, Betinho Zulu, Edson Luiz e Pedro Florêncio dos Santos.

Com a Premiação dos Mestres de Cultura Viva 2023, houve o reconhecimento desses herdeiros dos saberes e fazeres da cultura tradicional. Pessoas que se reconhecem e são reconhecidas pela transmissão de seus conhecimentos de geração em geração, garantindo a ancestralidade e a identidade do seu povo, neste caso, o nosso povo jacareiense.

As Oficinas oferecidas durante o festejo foram sucesso, recebendo público de todas as faixas etárias. Sendo elas: Oficina de Bolinho Caipira com a Mestra de Cultura Viva Dona Ione, Oficina de Contação de Histórias: Lendas e Tradições com Mestre Doni Bueno e Oficina: A Arte de modelar com Mestre Magela.

O presidente da FCJ, Guilherme Mendicelli, lamentou que as condições climáticas tenham desafiado as expectativas. No entanto, ele ressaltou que o verdadeiro êxito da feira reside na capacidade da comunidade de reconhecer e celebrar seu patrimônio, bem como na abertura de canais de diálogo.

Mendicelli comentou: “Às vezes, são os desafios inesperados que nos unem de maneira mais sólida às instituições beneficentes. Estamos comprometidos em continuar apoiando essas organizações e valorizando nossas relações e espaços de diálogo, independentemente das circunstâncias.”

A festa tomou o interior do parque, com destaque para a apresentação de todos os shows na Concha Acústica e maior comodidade e aproveitamento da estrutura.

ATRAÇÕES – A programação do evento ganhou três dias repletos de atrações. O fechamento do evento com a dupla sertaneja Thalles e Lucas, não ocorreu devido às fortes chuvas, porém tivemos como destaque os shows da Banda Sinfônica Jovem de Jacareí, que apresentaram o concerto de grande sucesso: Clássicos da Disney: 100 anos de Magia, o show da banda Voadora do Saci, com homenagem a Chico Science, show com a Banda Balaio de Ostra e por fim show com Fabinho da Viola.

A valorização às culturas populares marcou presença com apresentações dos grupos de tradições, como a apresentação de Folia de Reis, Catira e Maculelê.

A diretora de Patrimônio da FCJ, Selma Fernandes, destacou a importância de preservar a cultura como patrimônio, tanto material quanto imaterial. Ela enfatizou o espaço dedicado ao reconhecimento desse patrimônio na feira, em particular a “Tenda dos Mestres de Cultura Viva”, onde foram homenageados aqueles que, ao longo de anos, têm defendido e transmitido suas sabedorias tradicionais.

APOIO – A Feira do Bolinho Caipira 2023, realizada pela Fundação Cultural de Jacarehy e Prefeitura Municipal, contou com apoio direto das secretarias de Infraestrutura, Meio Ambiente, Mobilidade Urbana, Segurança e Defesa do Cidadão, Desenvolvimento Econômico, além do Gabinete do Prefeito e do SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto). A Fundação Cultural de Jacarehy garantiu o suporte necessário às entidades, como a infraestrutura e segurança para que houvesse a plena realização do evento.

A Feira do Bolinho Caipira 2023 não foi apenas um evento; foi um testemunho da resiliência cultural da cidade, da união da comunidade e do compromisso com o patrimônio, mesmo quando a chuva tentou desafiar o destino.

A Fundação Cultural está em constante diálogo, pensando em estratégias, para ver a melhor forma de dar um amparo para as entidades que não conseguiram atingir suas metas de venda.

Algumas entidades participantes, estão vendendo bolinho congelado, para mais informações o interessado poderá entrar em contato e ficar atento aos canais de comunicação das próprias entidades.