
Nesta sexta (17), às 19h, acontece a Palestra “Capoeira como Terapia não medicamentosa: Socialização dos saberes dos Mestres de Capoeira, um estudo sobre cultura, patrimônio e tecnologia social”. A palestra será ministrada no MAV (Museu de Antropologia do Vale do Paraíba), com entrada livre e gratuita.
A palestra é fruto da pesquisa que denuncia o idadismo e a vulnerabilidade que acomete a maioria dos Mestres de Capoeira e chama a atenção para o potencial da Capoeira como uma terapia não medicamentosa e como tecnologia social.
A ministrante da palestra será Zuleika Stefânia Sabino Roque: Doutora em História pela PUC/SP, membro do Grupo de Estudos de Aspectos Neuropsiquiátricos e Motricidade (GEANM UFABC) tendo como objeto de pesquisa os aspectos físicos e neuropsiquiátricos da Capoeira, analisando as contradições entre a valorização do Ofício dos Mestres de Capoeira e da Roda de Capoeira como patrimônio e a desvalorização dos Mestres.
Zuleika Stefânia, pontua: “Durante a fase de distanciamento social ocorreu a Pesquisa de Pós Doutorado em Neurociência e Cognição intitulada ‘Aspectos Cognitivos e Sociais da Capoeira: um estudo sobre envelhecimento’, cujos resultados serão apresentados na roda de conversa.”
“A Capoeira é também tecnologia social é uma terapia não medicamentosa, essas foram algumas das inferências possíveis de serem realizadas.” afirma Zuleika.
Confira a programação:
Dia: 17/11 – às 19h
Entrada livre e gratuita
Museu de Antropologia do Vale do Paraíba
Legenda: Divulgação/ Capoeira como Terapia não medicamentosa
LEIA MAIS
- Festa da Imaculada Conceição leva música, cultura e tradição ao Calçadão da Igreja Matriz
- Jacareí recebe telefilme ‘Onde o Tempo faz a Curva’
- Com direito a Caravana de Natal e Casa do Papai Noel, Jacareí divulga programação do ‘Natal da Nossa Gente 2025’
- Jacareí recebe o Encontro de Culturas Urbanas e Hip Hop – 2025
- Jacareí promove ‘1º Festival da Consciência Negra’ na quinta-feira (20), no Pátio dos Trilhos
