Responsável pelo plantio de novo flamboyant, jardineiro da Prefeitura de Jacareí já plantou mais de 20 mil árvores

Árvore na Praça dos Três Poderes é da mesma espécie da que foi suprimida; e recebe os cuidados de Hermes Santos, que há anos cuida de diversos jardins pela cidade

Foi plantada, neste mês, uma muda de flamboyant na esquina da Rua Capitão João José de Macedo com a Praça dos Três Poderes. A espécie é a mesma da que foi suprimida no dia 30 de novembro, por conta do comprometimento do tronco, e respeita o mapeamento ambiental da cidade.

Hermes de Paula Santos, de 48 anos, o jardineiro responsável pelo plantio, atua na Secretaria de Meio Ambiente & Zeladoria Urbana de Jacareí há 10 anos, e falou sobre este processo rotineiro na lida diária, mas curioso para quem passa e observa: “A gente fica triste quando tem que suprimir uma árvore tão antiga como a que estava aqui, mas foram dois anos de monitoramento e não tinha mais o que fazer. Eu tenho certeza que o flamboyant que plantamos, logo estará firme e forte, embelezando a cidade”, disse com a propriedade de quem já plantou mais de 20 mil mudas por Jacareí, ao longo de todos estes anos.

Recentemente, foram das mãos cuidadosas de Hermes que duas mil mudas foram plantadas no Jardim do Marquês, e outras 170 mudas no entorno da terceira ponte, numa nova rota que se abrirá em breve no município, já cercada de verde.

Outro orgulho do jardineiro são as palmeiras em frente ao Parque da Cidade, um projeto que ele concebeu e executou. “Ali, sempre foi bonito, mas faltava um toque a mais. Conversei com os responsáveis e era possível fazer. Eu mesmo plantei as palmeiras que agora estão lá, vistosas e todo mundo elogia”, contou.

Romântico

Funcionário concursado de Jacareí, Hermes resolveu tentar a vaga ao ouvir o conselho da esposa, Luciana Lima, que também é funcionária de carreira da Prefeitura e há 18 anos lida com o público. Atualmente, recebe os munícipes no ‘AtendeBem’. “Ele já tem fama de romântico porque sempre me traz flores. Dia desses, chegou aqui com uma orquídea. Outra vez, foi um vaso cheio de flor. Fica todo mundo olhando, mas é bonito”, disse ela.

O casal, que está junto há quase duas décadas, é conhecido na cidade exatamente por ter contato constante com as pessoas, seja no Viveiro Municipal Seo Moura, onde Hermes atua regularmente, ou pela simpatia de Luciana, tirando as dúvidas de quem procura o AtendeBem.

“Nós temos quatro filhos e eles vivem dizendo que os amigos nos conhecem, que viram a gente aqui ou ali, cuidando de Jacareí”, brinca Luciana. Hermes completa sorrindo, falando que a casa deles, no Jardim Maria Amélia, tem a mesma energia do casal. “Lá é tudo florido, arrumadinho, porque a gente quer para cidade o que a gente quer para a nossa casa”.

Ainda sobre o flamboyant, Hermes fez questão de explicar como será regada a nova árvore: “Já tem um cronograma para o período seco e o tempo de chuva. Agora, se precisar, até caminhão pipa a gente traz para ela crescer forte e bonita”, encerrou.

Legenda: Jardineiro Hermes Santos plantando flamboyant na esquina da Rua Capitão João José de Macedo com a Praça dos Três Poderes; Casal Hermes Santos e Luciana Lima em frente ao AtendeBem, em Jacareí