FLIJ 2022 reúne cerca de 50 mil pessoas durante três dias de evento

A pequena Daniela Hanada, de 8 anos, aluna da EMEF Santa Rosa (Centro), estava ansiosa para ler seu novo livro: “Uma Aventura no Oceano”. Ela foi uma das crianças que escolheram seus exemplares durante o fim de semana, na programação da FLIJ 2022 – Feira Literária de Jacareí, realizada na Biblioteca Municipal ‘Macedo Soares’ e no Parque dos Eucaliptos, com o tema “Conectando ODS”.

Ao todo, cerca de 50 mil pessoas se reuniram nos dois espaços e prestigiaram as rodas de conversas, debates, apresentações musicais e, principalmente, a introdução no mundo dos livros. “Eu adoro peixe. Achei bem legal poder escolher meu livro. Foi difícil porque tinha muitas histórias”, disse a menina.

A garota veio acompanhada da mãe, Aline Hanada, e do irmão, Henrique Yuji Hanada, que também é aluno da rede municipal e recebeu um livro. Para a mãe, foi muito boa a iniciativa. “Eles ficam interessados em ler e felizes de virem aqui na Biblioteca. Já pegaram livros nas Feiras Literárias dos outros anos. Sempre incentivo a leitura em nossa casa”, destacou.

Livros Abertos

Segundo a Secretaria Municipal de Educação, responsável pela organização do evento, foram distribuídos 33 mil livros de literatura infantil, dos melhores autores, para todas as crianças da Rede Municipal de Ensino. A entrega dos títulos começou no dia 19, nas creches, inclusive conveniadas, para facilitar a escolha dos livros para os bebês. Para os demais alunos de EMEFs, EMEIs e professores (efetivos e contratados), e ADIs (Agentes de Desenvolvimento Infantil), a entrega foi na Biblioteca Municipal, durante a FLIJ, nos dias 21, 22 e 23 (sexta-feira a domingo).

Paixão pelos Livros

O objetivo da FLIJ é estimular a paixão pelos livros e o hábito da leitura. A iniciativa começou em 2018, com o programa “Jacareí Cidade Leitora”. “Depois de dois anos no remoto, voltamos presencialmente. Nas cinco edições, totalizamos 120 mil livros de literatura infantil entregues para alunos, professores, salas de leitura e bibliotecas da rede pública municipal de ensino. Resultado de muito trabalho, de muitas pessoas, uma equipe comprometida com a educação pública, gratuita e de qualidade”, afirmou a secretária de Educação de Jacareí, Maria Thereza Ferreira Cyrino.

Legenda: FLIJ 2022 reúne público de cerca de 50 mil pessoas, na Biblioteca Municipal e no Parque dos Eucaliptos