Campanha de Prevenção de Câncer Bucal atendeu 4.500 pessoas

Escutar áudio do texto

A Campanha de Prevenção ao Câncer Bucal atendeu 4.500 pessoas entre os dias 30 de abril e 20 de maio. A campanha é realizada junto com a vacinação contra o vírus H1N1 e tem como um dos objetivos principais prevenir o câncer de boca em idosos, público com alta incidência desse tipo de câncer.

De acordo com a supervisora de Saúde Bucal da Secretaria de Saúde de Jacareí, Renata de Lima Horta Beltrame, no ano passado a Campanha de Prevenção de Câncer Bucal atendeu 4.200 pessoas. “Nosso foco é fazer o exame preventivo em pessoas com mais de 60 anos e temos constatado que a conscientização da importância sobre a necessidade de prevenção e também sobre a realização de auto exame por parte dos idosos”, afirma Renata.

No auto exame as pessoas são orientadas a verificar desde a cor da pele na região dos lábios, a examinar a língua, as bochechas, gengivas, céu da boca até a região do pescoço. Na primeira Campanha de Prevenção de Câncer Bucal, realizada em 2014, foram examinadas cerca de 2.000 pessoas. O câncer de boca é o quinto de maior incidência entre homens e o nono entre mulheres.

Segundo Renata, a prevenção e a detecção precoce do câncer bucal aumenta as chances de cura. Por meio da campanha de prevenção, as pessoas com suspeitas de problemas são encaminhadas a uma segunda avaliação e, caso confirme o diagnóstico, são encaminhadas para orientações e tratamentos adequados.

(Secretaria de Comunicação)