Alunos da rede municipal são multiplicadores de boas ações no trânsito de Jacareí

A Prefeitura de Jacareí, por meio das secretarias de Mobilidade Urbana e Educação está formando agentes de trânsito mirins multiplicadores na prevenção de acidentes. A primeira fase do projeto ‘Agente de Trânsito Mirim 2018’ envolve cinco escolas municipais na formação de 490 crianças entre 9 e 10 anos.

O projeto foi desenvolvido por meio do contato com os agentes de trânsito e da vivência em salas de aula dos quartos anos, para que os alunos multiplicassem o que aprenderam. Consiste em ações onde alunos e professores são orientados pelos agentes de trânsito sobre como proceder no trânsito para que ele seja mais seguro, valorizando sempre a vida.

“Adorei as aulas, eu aprendi como fazer o trânsito da minha cidade mais seguro. Agora eu ensino a minha tia, falo para ela sobre as normas da lei nacional de trânsito, uso do cinto de segurança e faixa de pedestres”, explica o aluno Fernando Bazílio de Marins.

Nessa quarta-feira (12) foi a vez dos alunos da Emef Aluízio do Amaral receberem seus Carteirinhas de Agente de Trânsito Mirim, Certificado de Honra ao Mérito e Habilitação Simbólica pela participação no projeto. Estiveram presentes na formatura representantes das secretarias de mobilidade urbana e educação, pais dos alunos e o corpo docente da escola.

“O meu pai é caminhoneiro e agora eu posso ensiná-lo durante as viagens. Falo para ele quando precisa dar seta, estacionar para atender o celular e também sobre os limites de velocidade”, comentou o novo agente de trânsito mirim, Eduardo Santos Ferreira.

O pai de Eduardo, o motorista de caminhão e carretas, Edivan Belarmino Ferreira, explica que o filho sempre sonhou em ser caminhoneiro e que as aulas sobre as normas e boas condutas no trânsito o estimularam muito. “Ele agora está ainda mais animado com a profissão e adora me dar dicas para um trânsito mais seguro”.

Durante as aulas foram utilizados os diversos eixos temáticos das Diretrizes Básicas Nacionais da Educação. Os principais temas desenvolvidos foram: Comportamento do pedestre; Uso do cinto de segurança; A história do automóvel; Sinalização de trânsito; Uso de motocicletas e bicicletas e Cuidados nas brincadeiras de rua.

Cronograma de formatura do Projeto Agente de Trânsito Mirim 2018:
13/09 – EMEF Aristeu Turci, às 10h30;
14/09 – EMEF Adélia Monteiro, às 10h30.

(Luciana Valadares/PMJ – Fotos: Cristina Reis/PMJ)