Prevenção contra a Dengue: Prefeitura segue com ações nos bairros da cidade

Escutar áudio do texto

Moradores podem colaborar mantendo o quintal limpo e permitindo a visita dos Agentes de Combate às Endemias

A Prefeitura de Jacareí, por meio das secretarias de Saúde e de Infraestrutura e Zeladoria Urbana, segue com as ações de prevenção para impedir a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor de arboviroses como a Dengue, Zika e Chikungunya.

Os moradores podem colaborar na prevenção com medidas simples, como manter o quintal limpo e livre de possíveis criadouros do mosquito, além de permitir a entrada dos Agentes de Combate às Endemias para que os trabalhos sejam efetivos. Os servidores estão sempre com coletes de identificação e crachá oficial da Prefeitura de Jacareí. Em caso de dúvida, o morador pode entrar em contato com a Vigilância em Saúde pelo telefone (12) 3955-9623.

Nesta semana, as equipes estarão nos seguintes bairros: Parque Imperial, Cidade Salvador, Jardim Santa Marina, Villa Branca, Jardim Colinas, Jardim Flórida (Avenida Mississipi), Vila Garcia, Vila São João 1 e 2, Chácaras Marília, São Gabriel, Vila São Simão, Parque Meia Lua, Jardim Conquista, Lagoa Azul e Jardim Colônia, conforme calendário das secretarias de Saúde e de Infraestrutura e Zeladoria Urbana.

O cronograma pode ser alterado de acordo com a necessidade, condições climáticas e avaliação técnica da Secretaria de Saúde. Confira, a seguir, a programação das ações.

Visitas casa a casa

Cronograma: Parque Imperial, Cidade Salvador, Jardim Santa Marina, Villa Branca, Jardim Colinas, Jardim Flórida (Avenida Mississipi).

As visitas são realizadas por Agentes de Combate às Endemias, que visitam as residências em busca de possíveis focos da dengue e passam orientações aos moradores.

Cata-Treco

Cronograma:

  • Terça (7): Vila Garcia, Vila São João 1 e 2, Chácaras Marília, São Gabriel e Vila São Simão.
  • Quarta (8): Parque Meia-Lua.
  • Quinta (9): Parque Meia-Lua.
  • Sexta (10): Jardim Conquista e Lagoa Azul.

Coleta de materiais inservíveis que podem acumular água e servir como criadouros do mosquito. São recolhidos pelo caminhão itens como móveis velhos, eletroeletrônicos, eletrodomésticos, plásticos papelão, vidro e metais em geral. Os moradores devem colocar os materiais na calçada antes do início da operação, até às 6h50.

Nebulização

Cronograma: Jardim Colônia.

Aplicação de inseticida, pontualmente em locais com casos confirmados ou suspeitos da doença. O produto utilizado não oferece riscos à saúde de humanos e animais.

Vacinação

Crianças e adolescentes de 10 a 14 anos podem tomar a vacina contra a dengue, em qualquer uma das 19 unidades de saúde do município. Quatro delas estão com horário estendido de atendimento, das 8h às 19h (com entrega de senhas até às 18h): Santa Cruz dos Lázaros, Cidade Salvador, Parque Santo Antônio e Jardim das Indústrias.

“Zap Dengue”

O canal tem como objetivo fornecer informações claras sobre a doença, esclarecer dúvidas dos munícipes e receber denúncias de possíveis focos do mosquito Aedes aegypti.

Para iniciar a interação, basta enviar uma mensagem com um “oi” ou qualquer outra saudação para o número (12) 99159-7877, via WhatsApp. Por meio do ‘Zap Dengue’, a população pode obter informações sobre:

  • Denúncias de possíveis focos do mosquito Aedes aegypti;
  • Sintomas da dengue;
  • Cuidados de prevenção;
  • Localização das unidades de saúde mais próximas;
  • Telefones de contato relevantes e outras questões relacionadas ao tema.

Além disso, os moradores também podem realizar denúncias pelo 156, pelo Atende Bem on-line ou presencialmente, na Praça dos Três Poderes, nº 73, Centro. Existe, também, a opção do telefone 0800 016 3010.