
A Prefeitura de Jacareí, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Planejamento Urbano, realizou entre essa segunda-feira (26) e terça-feira (27) o primeiro mutirão de castração de 2026, com um atendimento de cerca de 400 cães e gatos. Os trabalhos simbolizaram a abertura de uma programação anual, que deve contar com castrações mensais distribuídas de maneira descentralizada. A cirurgia é feita conforme agendamento prévio com a Diretoria de Proteção Animal (leia abaixo).
O primeiro mutirão do ano teve centro cirúrgico preparado na sede do Bunkyo, na Avenida Lucas Nogueira Garcez, região oeste de Jacareí. Os responsáveis pelos procedimentos foram especialistas contratados, conforme exigência municipal. Antes da cirurgia, os tutores receberam orientações sobre o adequado preparo pré-cirúrgico e, na sequência, o município realizou a entrega de medicação completa para o pós-operatório, além de colar elizabetano. A medida tem como objetivo proporcionar ainda mais suporte e prevenir complicações.
A Letícia Pedroso é gerente de loja e levou seu gato de estimação para a realização da castração. Ela diz que, sem o apoio da Prefeitura, teria dificuldade em arcar com os custos.
“A Prefeitura ajudar é muito importante, até porque sem ter uma oportunidade, em um local de fácil acesso, tem gente que abandona os bichinhos”, afirmou.

A Diretoria de Proteção Animal reforça que, além do controle populacional, a castração traz benefícios como a manutenção da saúde e da expectativa de vida.
“É um procedimento que também pode ajudar a evitar problemas graves como o câncer de mama, de útero, e infecções uterinas, por exemplo. É um ato de amor e de responsabilidade com os nossos animais”, explicou a diretora de Proteção Animal, Joelma Prilips.
Castrações Mensais e Inscrições
Em 2026, com o objetivo de avançar na realização das castrações, os mutirões devem ser realizados mensalmente em Jacareí. A iniciativa será realizada de maneira descentralizada, variável conforme o mês, para facilitar o acesso de moradores de bairros mais distantes da região central.
Os tutores que desejarem castrar seus animais nos próximos mutirões devem procurar a Diretoria de Proteção Animal pelo telefone (12) 99156-5949 para realizar cadastro prévio de RGA (Registro Geral Animal) e microchipagem do cão ou gato, fêmea ou macho. A partir do processo de identificação, o animal passa a integrar o cadastro municipal para os próximos eventos de castração.
