“O Legítimo Pai da Bomba Atômica”: drama histórico tem espetáculo na 19ª Mostra de Artes Cênicas de Jacareí

Escutar áudio do texto

A 19ª Mostra de Artes Cênicas de Jacareí, realizada pela Fundação Cultural de Jacarehy (FCJ), apresenta neste sábado (13), às 20h, a peça “O Legítimo Pai da Bomba Atômica”, na Sala Mário Lago. A peça, do Coletivo Oriente-se, narra a história real do físico judeu-húngaro Léo Szilárd. 

No espetáculo, os participantes poderão observar o dilema moral do cientista ao testemunhar sua invenção transformada em arma de destruição em massa, culminando no trágico desfecho da Segunda Guerra Mundial.

O elenco é formado exclusivamente por atores brasileiros descendentes de japoneses, criando uma conexão significativa com a narrativa, que aborda tragédias vividas por seus antepassados. O cenário, composto por pilhas de jornais, simboliza o papel da imprensa e as decisões políticas que marcaram a época.

Projeções de retratos e imagens documentais da guerra intensificam a experiência, enquanto a trilha sonora original reforça a tensão e a emoção da história, preservando a contenção característica de grandes figuras da ciência e da política.

“O Legítimo Pai da Bomba Atômica” é um convite à reflexão sobre ciência, ética e o impacto das escolhas humanas na história.

Serviço:

Data: 13 de setembro de 2025 (sábado)

Horário: 20h

Local: Sala Mário Lago

Classificação: 18 anos