Campanha chama atenção para a prevenção do suicídio e para o cuidado contínuo com a saúde mental

Durante o mês de setembro, a Prefeitura de Jacareí, por meio da Secretaria de Saúde, reforça o apoio à campanha Setembro Amarelo, voltada à prevenção do suicídio. No município, a saúde mental é tratada com prioridade por meio da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), que integra diferentes serviços e ações para garantir acolhimento e cuidado contínuo às pessoas com transtornos mentais.
A rede busca promover a inserção social por meio de ações que envolvem também as áreas de educação, trabalho, esporte, cultura e lazer. Durante o mês de setembro, todas as unidades de saúde intensificarão o tema da saúde mental em grupos de convivência, salas de espera e ações educativas nos bairros.
“A prevenção do suicídio começa com a escuta e o acolhimento. Em Jacareí, temos uma rede estruturada para oferecer esse cuidado e orientar as famílias. Cuidar da saúde mental é extremamente importante para uma vida saudável”, afirma a secretária de Saúde, Aguida Fernandes.
Como buscar atendimento
Qualquer munícipe que precise de orientação ou apoio psicológico pode procurar a Unidade Municipal de Saúde da Família (UMSF) mais próxima de sua residência. Lá, será acolhido e, se necessário, encaminhado para acompanhamento especializado em um dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS). Caso prefira, o munícipe também pode buscar o atendimento diretamente nos CAPS.
Conheça os CAPS de Jacareí
- CAPS II – Novos Caminhos
Atende prioritariamente pessoas em intenso sofrimento psíquico decorrente de problemas mentais graves e persistentes, e outras situações clínicas que impossibilitem estabelecer laços sociais e realizar projetos de vida.
Local: Rua Nenê Namura Abib, 134 – Residencial São Paulo
Atendimento: Segunda a sexta-feira, das 7h às 17h
- CAPS IJ – Infantojuvenil
Atende crianças e adolescentes que apresentam intenso sofrimento psíquico decorrente de problemas mentais graves e persistentes em situações clínicas que impossibilitem estabelecer laços sociais, e que estejam causando prejuízos em sua vida escolar, social e familiar.
Local: Avenida Major Acácio Ferreira, 804 – Jardim Paraíba
Atendimento: Segunda a sexta-feira, das 7h às 17h
- CAPS AD – Álcool e Drogas
Atende pessoas adultas que apresentam intenso sofrimento psíquico decorrente do uso de álcool e outras drogas, e outras situações clínicas que impossibilitem estabelecer laços sociais e realizar projetos de vida.
Local: Avenida Major Acácio Ferreira, 620 – Jardim Leonídia
Atendimento: Acolhimento de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h (funcionamento 24h, todos os dias, para aqueles que estão realizando algum tipo de tratamento no CAPS).



