
A Defesa Civil de Jacareí alerta à população sobre a chegada do fenômeno meteorológico “Veranico”, a partir de quarta-feira (20). O período deve ser caracterizado por calor intenso acompanhado por baixa umidade do ar, o que requer ainda mais cautela e prudência pela elevação do risco de queimadas no município. A previsão é que as condições durem de três a cinco dias.
Segundo a previsão, uma massa de ar seco, associada a um bloqueio atmosférico, deve favorecer a entrada de ventos quentes vindos dos estados norte e nordeste. A mudança deve manter o tempo aberto e ensolarado durante todo o período, com temperaturas semelhantes às registradas no verão.
Em Jacareí, foram 22 casos de queimadas de 1º a 17 de agosto, incluindo remoção imediata, orientação e apoio aos bombeiros, por exemplo. Os registros foram nos bairros Parque Meia-Lua, Jd. Paraíso, Igarapés, Cidade Salvador, 1º de Maio, Maria Amélia 2, Jd. do Portal, Jd. Novo Amanhecer, Vila Nova Aliança, Terras de Conceição, 22 de abril, Vila Ita II, Bandeira Branca 1, Jd. do Marquês, Santo Antônio da Boa Vista, Jd. Leonídia e Parque dos Príncipes.
Diante das condições agravadas pelo Veranico, a Defesa Civil reforça o risco de aumento significativo de propagação do fogo. O problema pode gerar prejuízos ambientais e à saúde da fauna e da população.
Para evitar incêndios, o município reforça:
- Não queime lixo ou mato em terrenos;
- Não jogue bituca de cigarro nas rodovias;
- Não acenda fogueira em áreas de mata;
- Soltar balões é crime!
Em caso de emergência, a população deve acionar a Defesa Civil imediatamente pelo 199. O Corpo de Bombeiros também pode ser chamado pelo 193.
