Incêndios combatidos pela Defesa Civil aumentam 550% em julho; órgão reforça pedido de conscientização

Escutar áudio do texto

Fogo em mata pode gerar prejuízos ambientais e à saúde

A Defesa Civil ampliou em 550% o número de incêndios combatidos ao longo do mês de julho, em Jacareí. O cenário, em comparação ao mesmo mês do ano passado, reforça o pedido do órgão para uma maior cautela de todos, já que a incidência dos registros pode gerar prejuízos ambientais e à saúde da fauna e da população.

No total, foram 26 incêndios combatidos pelo órgão em todo o mês. No mesmo período do ano passado, foram quatro registros. As ocorrências são facilitadas pelo tempo seco, que aumenta o risco de queimadas devido à baixa umidade do ar.

Os bairros atingidos incluem Nova Aliança, Maria Amélia, Terras de Santa Helena, Bandeira Branca I, Parque Califórnia, Parque Imperial, Jardim Panorama, Igarapés, Varadouro, Parque Santo Antônio, Jardim Califórnia, Pedramar, Cepinho, Santa Maria, Vila Machado, Jardim Colônia, Campo Grande, Altos de Santana, Santa Paula, Parque Meia-Lua, Jardim Paulistano e Cidade Salvador.

“Na semana passada, houve um dia em que atendemos oito ocorrências em um período de oito horas. Infelizmente é uma quantidade alta, já que a cada ocorrência a área consumida ainda variou em uma dimensão de um a quatro campos de futebol”, explicou o diretor da Defesa Civil, José Donizete Martins Toledo.

Para evitar incêndios, o município reforça:

– Não queime lixo ou mato em terrenos;

– Não jogue bituca de cigarro nas rodovias;

– Não acenda fogueira em áreas de mata;

– Soltar balões é crime! 

Em caso de emergência, a população deve acionar a Defesa Civil imediatamente pelo 199. O Corpo de Bombeiros também pode ser chamado pelo 193.