Com visitas a mais de 160 mil imóveis, uso de drones, vacinação e mobilização nos bairros, Jacareí reforça compromisso com a saúde pública

A Prefeitura de Jacareí segue firme no combate à Dengue e divulga o balanço das ações realizadas no 1º semestre de 2025. As estratégias envolveram mobilizações em todas as regiões da cidade, com foco em prevenção, fiscalização, orientação e eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypti.
Neste ano, segundo dados do Painel de Arboviroses do Governo do Estado de São Paulo e da Vigilância em Saúde de Jacareí, houve uma redução de 87,3% dos casos e 90% no número de óbitos por Dengue, em comparação com o mesmo período do ano passado.
A secretária de Saúde, Aguida Fernandes, reforça a importância do trabalho conjunto com a população. “A Prefeitura trabalha diariamente para manter a cidade livre da Dengue, mas a colaboração da população é essencial. Abrir as portas para os agentes, que estão sempre uniformizados e identificados com crachá da Prefeitura, é um gesto simples, mas que salva vidas. Cada visita permite identificar e eliminar possíveis focos do mosquito, protegendo toda a comunidade”.
Confira, a seguir, o balanço das ações:
Visitas casa a casa
Entre janeiro e junho, os agentes de combate às endemias e agentes comunitários de saúde visitaram 163.940 imóveis. Desses, 101.914 foram efetivamente vistoriados e orientados. Cerca de 38% estavam fechados ou recusaram a visita.
Cata-Treco
A Operação Cata-Treco teve papel essencial na retirada de possíveis criadouros: mais de 176 toneladas de materiais inservíveis foram recolhidas em mais de 100 bairros.
Fumacê e Nebulização
O Fumacê percorreu 89 bairros. A equipe de nebulização costal passou por 9.519 imóveis, com 2.639 atendimentos concluídos, enquanto 72,3% estavam fechados ou recusaram.
Drones: pulverização e monitoramento
A Prefeitura investiu em tecnologia com drones e monitorou mais de 15 mil imóveis, identificando 139 possíveis criadouros do mosquito. Além disso, aplicou larvicida em sete áreas estratégicas, como pátios de veículos e comércios de sucata.
Atendimentos
Nos primeiros seis meses do ano, a rede de atenção básica ampliou o horário de atendimento das unidades 12h e realizou mais de 5 mil testes de Dengue, 2.334 atendimentos médicos, além de mais de 1.600 atendimentos de enfermagem.
Vacinação e conscientização
As equipes de saúde continuam conscientizando a população sobre a importância da vacinação contra a Dengue. Voltada para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, em Jacareí, 35,82% do público-alvo já tomou a primeira dose, e 17,71% completou o esquema vacinal com a segunda.
Denúncias e colaboração
No semestre, a Vigilância em Saúde recebeu 1.395 denúncias pelos canais oficiais da Prefeitura, como o 156, ‘Zap Dengue’ e Atende Bem.
