Tiro de Guerra 02-051 percorre 12 quilômetros em exercício de “Marcha para o Combate”

Escutar áudio do texto

Exercício de treinamento para atiradores integra programa de instrução militar

Quase 50 atiradores do Tiro de Guerra de Jacareí devem percorrer 12 quilômetros na manhã deste sábado (19), pelas ruas da cidade. O deslocamento faz parte da “Marcha para o Combate”, um exercício anual do programa de instrução militar.

A atividade militar terá início por volta das 5h, quando os atiradores deixam a sede do TG 02-051, no Jardim São Paulo. O exercício prevê que os atiradores totalmente equipados evidenciem o seu preparo físico à comunidade e demais atributos, como rusticidade e determinação.

“A marcha é mais uma oportunidade de preparo e de promover cooperação mútua e disciplina entre os atiradores. É uma tradição do nosso centenário e qualificado Tiro de Guerra”, afirmou o secretário de Segurança e Defesa do Cidadão, Rafael Julio.

Tiro de Guerra

O Tiro de Guerra é uma instituição militar do Exército Brasileiro encarregada de formar reservistas para o exército. Hoje, parte do custeio da estrutura é de responsabilidade municipal. Em Jacareí, o serviço iniciou suas atividades em 1918, sob a denominação de TG 411. Já entre 1949 e 1979, assumiu a nomenclatura TG 02-133. Por fim, em 1979, passou a ser identificado como TG 02-051, conforme portarias ministeriais.