Combate à Dengue! Uso de drone auxilia no monitoramento de possíveis focos do mosquito Aedes aegypti em locais de difícil acesso

Escutar áudio do texto

Tecnologia com drone mapeia focos do mosquito transmissor da Dengue em imóveis de difícil acesso, reforçando as ações de prevenção no município

Dentre as ações de combate à Dengue em Jacareí, a Prefeitura, por meio da Vigilância em Saúde, tem utilizado imagens aéreas de drone para identificar possíveis focos do mosquito Aedes aegypti, em macrorecipientes (locais com grandes reservatórios de água, como piscinas e caixas d’água) e em imóveis fechados ou de difícil acesso pelos agentes de saúde. Após a identificação dos pontos com irregularidades, a Diretoria de Vigilância em Saúde realiza o contato com os responsáveis para orientar as correções necessárias.

Desde o início das operações utilizando a tecnologia do drone, em maio, a Vigilância em Saúde já identificou mais de 100 pontos propícios para a proliferação do mosquito transmissor da Dengue, espalhados pelo município.

Além do monitoramento, a Prefeitura de Jacareí intensifica outras ações de combate aos focos do mosquito Aedes aegypti, nesta semana, na região dos bairros Vila Ita I e II, Bandeira Branca I e II, Jardim Emília, Terras de Conceição, Jardim Flórida, Jardim Siesta, Jardim Marister, Jardim Jacinto, Jardim Paraíba, Jardim São José, Jardim Paraíso, Parque Meia-Lua, Jardim Conquista, Lagoa Azul e Jardim Santa Maria. Confira, a seguir:

Cata-treco

Cronograma:

  • Segunda-feira (14) e terça-feira (15): Vila Ita I e II
  • Quinta (17): Bandeira Branca I
  • Sexta-feira (18): Bandeira Branca II

Coleta de materiais inservíveis que podem acumular água e servir como criadouros do mosquito. São recolhidos pelo caminhão itens como móveis velhos, eletroeletrônicos, eletrodomésticos, plásticos, papelão, vidro e metais em geral. Os moradores devem colocar os materiais na calçada antes do início da operação, até às 6h50.

Fumacê

Cronograma: Jardim Emília, Terras de Conceição, Vila Ita I e II, Jardim Flórida, Jardim Siesta, Jardim Marister, Jardim Jacinto e Jardim Paraíba e Jardim São José.

Nessa nebulização espacial (fumacê), um veículo passa pelas ruas fazendo a aspersão de água com larvicida. A mistura espalhada nos bairros permanece no ambiente por alguns minutos e atinge os mosquitos que estiverem voando ou desalojados de seus refúgios. Por isso, é necessário que os moradores deixem portas e janelas abertas durante a passagem do fumacê, para que as gotículas de larvicida geradas pelo equipamento penetrem o interior dos quintais e das casas, nos locais onde os mosquitos são encontrados. 

Nebulização

Cronograma: Jardim Paraíso.

Aplicação de inseticida, pontualmente em locais com casos confirmados ou suspeitos da doença. O produto utilizado não oferece riscos à saúde de humanos e animais.

Monitoramento com drone

Cronograma: Parque Meia Lua, Jardim Conquista, Lagoa Azul e Jardim Santa Maria.

Imagens aéreas de drone são utilizadas para identificar possíveis focos do mosquito Aedes aegypti, em macrorecipientes (locais com grandes reservatórios de água como piscinas e caixas d’água) e em imóveis fechados ou de difícil acesso pelos agentes de saúde. Após a identificação dos pontos com irregularidades, a Diretoria de Vigilância em Saúde realiza o contato com os responsáveis para orientar as correções necessárias.

Avaliação de Densidade Larvária (ADL)

Os Agente de Combate às Endemias examinam cuidadosamente os recipientes com potencial de se tornarem criadouros para o mosquito e os que já estão com água, realizando a coleta de amostras de larvas e pupas para análise. A ação é realizada a cada três meses, em diversos bairros da cidade.

As ações conjuntas, realizadas entre as secretarias de Saúde e Infraestrutura, com apoio de diversas outras, são promovidas para combater o mosquito transmissor e frear o crescimento do número de casos de dengue no município.

O cronograma pode ser alterado conforme as necessidades do município, com avaliações realizadas diariamente pela Secretaria de Saúde.