Você conhece alguma mulher que esteja passando por violência? Saiba que ela não está sozinha. Existem portas de entrada aqui em Jacareí seguras e acolhedoras prontas para ajudar. Confira:
📞 GUARDA CIVIL MUNICIPAL – PATRULHA MARIA DA PENHA
Em caso de emergência: Patrulha Maria da Penha é a proteção da Guarda Civil Municipal para mulheres com ou sem medida protetiva. Ela cuida de perto, fiscaliza, orienta e age com rapidez em caso de risco. Se o agressor se aproximar, ligue imediatamente para a GCM 153.
• Disque 153 | Atendimento 24 horas, todos os dias
Se estiver ferida, procure a UPA 24h mais próxima. Nossa equipe está pronta para te atender, fazer os primeiros atendimentos e orientar quais são os procedimentos. Confie em nossas enfermeiras, médicas e profissionais de plantão.
📍UPA 24H – URGÊNCIA E EMERGÊNCIA
UPA Dr. Thelmo de Almeida Cruz | Endereço: Av. Eng. Davi Monteiro Lino, S/N – Centro
UPA Parque Meia Lua | Endereço: Rua da Imprensa, 394 – Parque Meia Lua
Precisa acionar a justiça? A Defensoria Pública é uma instituição que oferece orientação jurídica e defesa gratuita para pessoas que não têm condições de pagar por um advogado. No caso das mulheres vítimas de violência, a Defensoria atua para garantir seus direitos com acolhimento e sigilo.
A mulher deve buscar a Defensoria quando: precisa solicitar medida protetiva com urgência (como afastamento do agressor); quer entrar com ação de divórcio, guarda dos filhos ou pensão alimentícia, precisa de orientação jurídica após registrar boletim de ocorrência ou deseja orientação legal sobre seus direitos (moradia, guarda, bens, etc.).
- Telefones: 0800-773-4340 / (12) 2127-8600
- Atendimento presencial: Rua Treze de Maio, 29 – Centro
- Horário: Segunda a sexta-feira, das 8h às 17h
Atendimento Virtual: www.defensoria.sp.def.br
CREAS – Centro de Referência Especializado de Assistência Social
Está em situação de violência domestica e precisa de orientação e apoio? A mulher deve procurar o CREAS quando estiver passando por qualquer situação de violência ou violação de direitos e precisar de apoio especializado, orientação e acolhimento. Ele é um primeiro lugar seguro para buscar ajuda, mesmo antes de registrar um boletim de ocorrência, se ela ainda não se sentir pronta. O atendimento é gratuito, sigiloso e feito por uma equipe multidisciplinar (assistentes sociais, psicólogas, entre outros).
📍 CREAS I
• Telefone: (12) 3961-7414
• Endereço: Rua Nicolau Mercadante, 99 – Centro
• Horário: Segunda a sexta-feira, das 8h às 17h
• Telefone: (12) 3956-1423
• Endereço: Av. Maria Augusta F. Gomes, 925 – Santa Cruz dos Lázaros
• Horário: Segunda a sexta-feira, das 8h às 17h
CRAS – Centro de Referência de Assistência Social
Está com vulnerabilidade social? O CRAS é a porta de entrada dos serviços da Assistência Social. Ele atende famílias em situação de vulnerabilidade social, promovendo acesso a direitos e inclusão em programas sociais, como Cadastro Único (para Bolsa Família e outros benefícios), apoio a famílias em situação de pobreza, encaminhamento para cursos e capacitações e acompanhamento familiar com assistente social.
A mulher pode procurar o CRAS quando: está enfrentando dificuldades financeiras, sociais ou emocionais; precisa se cadastrar ou atualizar o Cadastro Único; busca orientações sobre seus direitos e acesso a benefícios; está começando a sair de uma situação de violência e precisa de apoio social para recomeçar a vida.
Se ela estiver em situação de violência imediata ou grave, o mais indicado é procurar o CREAS, que oferece atendimento mais especializado. Mas o CRAS pode fazer o acolhimento inicial e encaminhar.
📍 CRAS CENTRO
Funcionamento 8h às 17h
Telefone (12) 3951-0497 e (12) 3956-6027
Endereço Avenida 9 de Julho, 500, Centro
E-mail [email protected]
📍 CRAS LESTE
Funcionamento 8h às 17h
Telefone (12) 3953-3901 e (12) 3953-3622
Endereço Rua Mogi das Cruzes, 426, Cidade Salvador
E-mail [email protected]
📍CRAS NORTE
Funcionamento 8h às 17h
Telefone (12) 3953-4905
Endereço Rua Joaquim Machado Gomes Sobrinho, 151, Parque Meia-Lua
E-mail [email protected]
📍 CRAS OESTE
Funcionamento 8h às 17h
Telefone (12) 3956-8044, (12) 3956-2183
Endereço Rua Nenê Namura Abib, 91, Residencial São Paulo
E-mail [email protected]
📍 CRAS SUL
Funcionamento 8h às 17h
Telefone (12) 3959-2482
Endereço Rua Julieta de Mancilha Passos, 45, Novo Amanhecer
E-mail [email protected]
📍DELEGACIA DE POLÍCIA DE DEFESA DA MULHER
A Delegacia de Polícia de Defesa da Mulher (DDM) é uma delegacia especializada no atendimento a mulheres vítimas de violência doméstica, sexual, psicológica, moral ou patrimonial. A mulher deve procurar a DDM a qualquer momento em que: sofreu ou está sofrendo violência (física, psicológica, moral, sexual ou patrimonial); precisa registrar um Boletim de Ocorrência (BO); quer pedir Medida Protetiva de Urgência (como afastamento do agressor); deseja formalizar uma denúncia e dar início ao processo legal; precisa de orientações jurídicas e encaminhamentos para outros serviços da rede de proteção.
- A mulher não precisa apresentar provas imediatas, o seu relato já é o primeiro passo e a delegacia pode encaminhar para exame de corpo de delito e acionar medidas protetivas com urgência, se necessário.
• Telefone: (12) 3951-5614
• Endereço: Rua Job Aires Dias, 201 – Centro
• Horário: Segunda a sexta (exceto feriados), das 9h às 19h
• Fora desse horário: atendimento na Sala Lilás, no Plantão Policial (Av. Siqueira Campos, 1.150 – Centro)
📍 Sala Lilás do Plantão Policial: é um espaço acolhedor e seguro dentro do Plantão Policial no 1º DP de Jacareí, nos períodos em que não houver o atendimento na Delegacia Especializada da Mulher (DDM)
O Programa Família Segura é uma iniciativa da Prefeitura de Jacareí voltada à proteção e acolhimento de pessoas em situação de violência doméstica e familiar. Mulheres, crianças, adolescentes, idosos e pessoas LGBTQIA+ podem procurar o programa para receber orientação psicológica, jurídica e social, participar de grupos reflexivos e, quando necessário, ser inseridos na rede de proteção do município. A mulher deve procurar o Família Segura sempre que estiver em situação de risco ou violência, mesmo antes de registrar boletim de ocorrência, pois o programa oferece escuta qualificada, apoio humanizado e pode ativar recursos como a Patrulha Maria da Penha e o botão do pânico.
• Telefone: (12) 3955-9180
• Endereço: Av. Major Acácio Ferreira, 432 – Centro
• Horário: Segunda a sexta-feira, das 8h às 17h
📍UNIDADE MUNICIPAL DE SAÚDE DA FAMÍLIA (UMSF)
Procure a unidade de saúde mais próxima da sua casa.
📍CASA ABRIGO
Não tem para onde ir? A Casa Abrigo é um refúgio seguro e temporário para mulheres e filhos em risco grave de violência doméstica, com atendimento psicossocial, jurídico e assistencial — 100 % gratuito e com absoluto sigilo.
Quando procurar a Casa Abrigo? Quando a mulher estiver exposta a risco de morte ou violência grave, e não tiver para onde ir. O atendimento e encaminhamento é realizado pelo CREAS de segunda a sexta-feira das 8h às 17h ou pelo Plantão da Assistência Social, através do número de telefone 153.
ONG Espaço Mulher – com mais de 17 anos em Jacareí, acolhe mulheres e famílias em situação de violência doméstica. Oferece atendimento psicossocial, grupos de apoio, oficinas e cursos sobre direitos. Procure sempre que precisar de amparo, escuta e fortalecimento para romper o ciclo da violência.
Endereço: Rua João Américo da Silva, 78. Centro. CEP: 12308-660
Telefone: (12) 98812-0292 (o contato também é WhatsApp, clique aqui)
Site: ongespacomulher.org
O Ministério Público é um órgão que garante que a lei seja cumprida e protege os direitos das mulheres em situação de violência. A mulher pode procurar o MP quando sofrer violência doméstica, quando o agressor descumprir medida protetiva ou quando houver falhas no atendimento por parte de órgãos públicos, como delegacias ou serviços de saúde. O atendimento é gratuito e sigiloso.
Endereço: R. Três de Abril, 32 – Centro, Jacareí – SP
Telefone: (12) 3951-7852
