Negociações avançam para obras de acesso à Unip e melhorias em saída para Dutra

Obras garantirão melhor fluidez do trânsito, além de otimizar o dia a dia da população que trafega diariamente entre o município e a cidade de São José dos Campos

Aconteceu nesta sexta-feira (18), no Educamais Jacareí, um encontro que alavancou as tratativas para concretizar importantes obras para o município.

Na ocasião, estiveram reunidos o vice-prefeito, Edgard Takashi Sasaki, os secretários de Mobilidade Urbana, Edinho Guedes, e de Infraestrutura, Antônio Roberto Martins, o deputado estadual, André do Prado (PR), representantes da Agencia Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), o diretor presidente da CCR NovaDutra, Ascendino da Silva Mendes, André Homem de Mello, da UNIP, os vereadores Abner de Madureira (PR) e Paulinho dos Condutores (PR).

Foram solicitados dois pedidos para NovaDutra e ANTT: um interligando a UNIP à Dutra e outra interligando, com uma marginal, a cidade de Jacareí a São José dos Campos.

Segundo o secretário de Mobilidade Urbana, Edinho Guedes, com o encontro desta sexta-feira (18) as intenções de importantes obras se transformaram em projetos concretos que estão seguindo para uma realidade em médio prazo. “Avançamos nas negociações. São obras complexas que envolvem o trabalho de órgãos federais e concessionária. A atuação do deputado André do Prado ajudou bastante a aproximação das entidades e conseguimos fazer os últimos ajustes para concretizar as obras”, explica o secretário.

“A primeira obra, o fundamento da calha para melhorar a rota dos caminhões já está aprovado. E o projeto da segunda alça do km 162, orçada em R$ 10 milhões está em andamento. Também foi detalhado o projeto de alargamento da avenida Davi Lino ligando Jacareí a São José dos Campos por trás da UNIP”, completa Edinho Guedes.

O próximo passo é a administração de Jacareí apresentar um projeto funcional à Nova Dutra, para análise técnica para checar quais são as necessidades de viabilizar as obras.

O diretor presidente da CCR NovaDutra, Ascendino da Silva Mendes, falou da importância da obra do trevo do km 162. “É muito importante tanto para os usuários da Rodovia Presidente Dutra quanto para o município. Jacareí é uma região industrial que está em franco desenvolvimento e é importante que tenha uma ligação adequada com a Dutra”, comenta o presidente.

Segundo Wilma Virgínia Assunção, assessora da ANTT, a entidade irá verificar a viabilidade técnica e econômica da execução das obras requeridas. “Viemos ouvir as demandas do município e levar para o conhecimento da diretoria. Com relação a obra da fase 2 do trevo do km 162, estamos dependendo do processo de desapropriação trabalhado pela Prefeitura de Jacareí”.

Atualmente, 8 mil joseenses entram em Jacareí diariamente e 17 mil jacareienses vão para São José dos Campos.

(Luciana Valadares/PMJ – Fotos: Cristina Reis/PMJ)