700 moradores participam de reunião sobre regularização fundiária no Rio Comprido

Cerca de 700 moradores participaram da reunião sobre a regularização fundiária no Rio Comprido, na noite de ontem (25), na escola municipal do bairro. O evento contou com a presença do prefeito Izaias Santana, da secretária de Planejamento, Rosa Sasaki, e da presidente da Fundação Pró-Lar, Rosa de Fátima Rangel Franca, entre outras autoridades.

De acordo com o prefeito Izaias Santana, a reunião marcou o início do processo que deve durar três meses. Ontem foi apresentado o Plano de Regularização Fundiária, elaborado pela Secretaria de Planejamento, e um cronograma para as próximas reuniões. A primeira ficou agendada para o dia 6 de agosto. “Hoje o objetivo é passar as informações gerais do processo para todos. A partir do dia 6, vamos tratar individualmente a questão com os moradores”, garantiu o prefeito.

Segundo Izaias, o processo envolve a eleição de representantes da comunidade, que será feita durante as reuniões. “Serão eleitas oito pessoas para acompanhar mais de perto a regularização, sendo que a cada duas ou três quadras vai escolher um representante,” explicou. O prefeito comentou que a decisão de realizar a eleição dos representantes por quadra é devido ao grande número de famílias. Na quadra 18, por exemplo, são quase 150 famílias.

Para os moradores, a expectativa é que a regularização traga benefícios para a comunidade. “Com os imóveis irregulares, encontramos muitos obstáculos na hora de buscar melhorias. Eu quitei minha casa há 13 anos, mas não consigo registrar em cartório, por conta da situação irregular do bairro. Por causa disso não consigo um financiamento, pois tenho uma casa num bairro que não existe”, lamenta a auxiliar de enfermagem Natalie Garcia Matos dos Anjos, que reside no Rio Comprido há 30 anos.

Raio X – A ocupação do Rio Comprido começou na década de 1980. A estimativa da Secretaria de Planejamento é de que 1300 famílias residam no bairro. Apesar de irregular, o local conta infraestrutura como redes de água, de esgoto e de energia, escola municipal, creche, UBS (Unidade Básica de Saúde)  e algumas ruas pavimentadas.

Cronograma de reuniões

06/08 – Quadra 1, 2 e 3