6ª Conferência Municipal das Cidades abre debates entre gestores públicos e sociedade, em Jacareí

Com o tema “A Função Social da Sociedade e da Propriedade” e lema: “Cidades Inclusivas, Participativas e Socialmente Justas”, Jacareí abriu a 6ª Conferência Municipal das Cidades, na noite desta terça-feira, 31 de maio. O encontro, que aconteceu no auditório da Secretaria de Educação, reuniu gestores, empresários, entidades acadêmicas e de pesquisas, administradores públicos municipais do poder executivo e legislativo, representantes de movimentos sociais, sindicais e populares, dentre outros.

O objetivo do encontro é promover o debate entre autoridades, gestores públicos e os diversos segmentos da sociedade sobre assuntos relacionados à política e desenvolvimento urbano, fortalecer e estimular a participação social nas políticas públicas, além de traçar caminhos para se alcançar políticas de desenvolvimento urbano, como afirmou Priscila Maria de Freitas, Gerente de Sistemas Urbanos da Prefeitura de Jacareí. “As conferências são oportunidades de construções coletivas de ideias, tornando reais as funções sociais da cidade, de forma a construir, em grupo, respostas para o desenvolvimento urbano”, disse.

Foto7V_ConfCidades
Prefeito Hamilton Mota falando na abertura da 6º Conferência Municipal das Cidades – Foto: Valter Pereira/PMJ

Na cerimônia de abertura, o prefeito Hamilton Mota destacou a importância do encontro para Jacareí. “Falamos muito em mecanismos de participação das pessoas para construir coletivamente uma cidade cada vez melhor. O resultado dessa conferência será resultado da colaboração de todos, de acordo com a vivência, experiência e ideias de cada um aqui presente para construir políticas públicas modernas e justas”, afirmou o prefeito.

Após a abertura, grupos de trabalho com eixos temáticos foram formados com a finalidade de discutir assuntos como habitação, saneamento, planejamento territorial, mobilidade/acessibilidade, dentre outras. Como resultado dessas discussões, a conferência municipal indicará propostas prioritárias que serão encaminhadas à Conferência Estadual.

Durante a conferência, 24 delegados são eleitos e passarão a compor o Conselho da Cidade.

A 6ª Conferência Municipal da Cidade de Jacareí, que acontece nos dias 31 de maio e 1º de junho, é uma das etapas preparatórias para a 6ª Conferência Nacional das Cidades, que acontecerá em Brasília, de 5 a 9 de junho de 2017.

(Willian Jordão/PMJ)