4º Fórum de Desenvolvimento e Oportunidades reúne cerca de 700 pessoas no EducaMais Jacareí

Escutar áudio do texto
Abertura do Evento aconteceu pela manhã e reuniu grande público
Abertura do evento contou com a Orquestra Sinfônica Jovem de Jacareí – Foto: Alex Brito/PMJ

O 4º Fórum de Desenvolvimento e Oportunidades, promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, reuniu cerca de 700 pessoas nos eventos que aconteceram durante toda a quinta-feira (19), nas dependências do EducaMais Jacareí. A quarta edição do Fórum foi realizada pela Prefeitura de Jacareí, em parceria com o Sebrae, Ciesp, Sincomercio, Incubadora de Empresas, Senac e instituições de ensino superior.

O evento teve como objetivo oferecer oportunidades de negócios, apresentar os novos investimentos da cidade e estimular o empreendedorismo. A programação incluiu ainda palestras, treinamentos, debates e rodadas de negócios.

O evento, que se iniciou às 9h, contou com a participação da Orquestra Sinfônica Jovem, que apresentou ao público um repertório com músicas brasileiras. Autoridades e lideranças do município prestigiaram a cerimônia de abertura. Durante o período da manhã e da tarde, os participantes puderam assistir palestras de empreendedorismo, marketing, gestão de negócios, capacitação e desenvolvimento de líderes, além de orientações e consultorias realizadas pelo Sebrae.

O Networking foi um dos programas que integrou o Fórum
Networking reuniu 42 empresas no 4º Fórum de Desenvolvimento e Oportunidades – Foto: Valter Pereira/PMJ

Ainda na parte da tarde, empresários também puderam participar do networking empresarial, promovido pelo Sebrae e pelo Ciesp, que fomentou trocas de informações, parcerias, além de ajudar os empreendedores a fazerem negócios entre si. A atividade reuniu 42 empresas.

Emerson Beghini, gerente de projetos da BGI – empresa recém-instalada na Incubadora – participou pela primeira vez de uma sessão de negócios e aprovou o evento. “Vim para divulgar a empresa e o feedback está sendo muito positivo. Conheci algumas empresas de Jacareí que oferecem produtos e serviços que eu buscava em outras cidades. Estamos encaminhando algumas parcerias, valeu a pena participar”, comentou.


Workshop

O ponto alto do Fórum foi o “Workshop Desenvolvimento e Oportunidades” que aconteceu à noite, na Sala Ariano Suassuna. O encontro reuniu os mais recentes investimentos anunciados pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, em Jacareí.

O evento foi conduzido pelo palestrante e mágico Lucca Viery, que entre uma apresentação e outra encantava o público com truques e mágicas com lições sobre empreendedorismo.

4 Forum_Desenv_V
Representantes dos recentes investimentos apresentaram suas empresas e a geração de empregos em Jacareí – Foto: Valter Pereira/PMJ

Entre os empresários que participaram estiveram José Antônio Marcondes Cesar, vice-presidente da ACONVAP (Associação das Construtoras do Vale do Paraíba) representando a Marcondes Cesar; Kiko Sawaya, diretor do CIN (Centro de Inteligência e Negócios) representando a Construtora Terra Simão; Evandro Rosa, representando o Boulevard Jacareí e Hotel IBIS; Fernando Hermann Wickert, gestor da ACO para a América do Sul; e Marco Oliveira, vice-presidente do Atacadão S.A.

O representante do Boulevard Jacareí e hotel IBIS, Evandro Rosa, que é jacareiense, elogiou os trabalhos da Secretaria de Desenvolvimento Econômico. “A visão do secretário Emerson e sua equipe mudou o rumo dos nossos investimentos na cidade. Anteriormente, iríamos investir em torres residenciais, mas ao perceber a vinda de empresas para Jacareí, resolvemos investir em empreendimentos de serviços. Acertamos em cheio, graças às orientações da equipe de desenvolvimento”, disse.

Em sua apresentação no workshop, o vice-presidente do Atacadão, Marco Oliveira, falou sobre a escolha de Jacareí para fazer o investimento. “Dados mostram que Jacareí cresceu seu PIB em 400%, nos últimos três anos. Por essas e outras, o hipermercado de Jacareí será nosso maior investimento até hoje. Com a loja e o centro de distribuição que construiremos, além de atender a região do Vale do Paraíba, abasteceremos 34 lojas no estado de São Paulo e injetaremos cerca de R$ 800 milhões por ano, em Jacareí” – afirmou.

(Willian Jordão/PMJ)