Grupo com representantes de segurança se encontra periodicamente para aprimorar planejamentos e proteção ao cidadão

Um novo encontro do programa Cidade Segura reuniu agentes da segurança pública, nesta quarta-feira (8), em discussão sobre os indicadores criminais registrados de janeiro a maio, em Jacareí. A iniciativa também se dedicou à abordar pontos de atenção comuns para melhoria da integração entre as corporações e ações possíveis para redução de riscos diante de grandes eventos.
Em relação aos indicadores, segundo dados da Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo, foram três casos de homicídios nos primeiros cinco meses do ano. O número é o menor para o período nos últimos 10 anos. Já entre janeiro e maio de 2025 e o mesmo intervalo de 2026, foram registradas quedas significativas em furtos (de 767 para 572) e nos crimes de roubo de veículo (21 para 12) e furto de veículos (155 para 114).
A reunião foi coordenada pela Secretaria de Segurança e Defesa do Cidadão e contou com a presença da Guarda Civil Municipal, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Estadual, Polícia Civil, Polícia Técnico-Científica, Corpo de Bombeiros, Ministério Público, Secretaria de Mobilidade Urbana, Secretaria de Desenvolvimento Social e Subsecretaria de Igualdade e Direitos Humanos.
“Esse foi nosso terceiro encontro do ano e o oitavo desde que a iniciativa foi criada, no primeiro semestre de 2025. É um importante momento de discussão para estreitarmos nossa relação e aprimorarmos a segurança proporcionada aos moradores”, explicou o secretário de Segurança e Defesa do Cidadão, Rafael Júlio.
Entre outros temas discutidos no encontro, esteve a proximidade de um grande evento da área do agronegócio que deve reunir público significativo em diferentes shows musicais. O andamento da iniciativa está sendo acompanhada pelos diferentes órgãos, conforme competência.
