30ª Prova de Natação Equipada do Corpo de Bombeiros é realizada na Represa do Jaguari, em Jacareí

Foto6C_Natacao_Bombeiro
794 competidores participaram da 30ª edição da Prova de Natação Equipada do Corpo de Bombeiros. Foto: Cristina Reis/PMJ
Foto8C_Natacao_Bombeiro
A competição também serve como treinamento para as ações operacionais do Corpo de Bombeiros. Foto: Cristina Reis/PMJ

Foi realizada na manhã de hoje (07) a 30ª edição da Prova de Natação Equipada do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo, a maior e mais tradicional prova esportiva dos Bombeiros paulistas. A prova é realizada na Represa do Jaguari, em Jacareí, reunindo militares do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar de São Paulo e também civis.

Nesta edição, a participação foi de 794 competidores. A competição também serve como treinamento para as ações operacionais do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar em salvamento aquático.

De acordo o tenente João Bosco dos Santos Júnior, comandante do Posto de Bombeiros de Jacareí, a Prova de Natação Equipada realizada no município é a maior do Estado de São Paulo, reúne membros de todos as unidades do Corpo de Bombeiros paulistas, e também é uma das mais importantes do país.

Participaram do evento hoje em Jacareí, além dos atletas competidores, o comandante-geral da Polícia Militar de São Paulo, Ricardo Gambaroni, o comandante do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo, Rogério Bernardes Duarte, o prefeito Hamilton Ribeiro Mota, autoridades da PM e do Corpo de Bombeiros.

Segundo o prefeito Hamilton Ribeiro Mota, a Prova de Natação Equipada do Corpo de Bombeiros faz parte do Calendário Oficial do Município de Jacareí e também das comemorações do aniversário da cidade, ocorrido no dia 3 de abril. “É sempre uma honra e uma alegria muito grandes para nós e nossa cidade recebermos uma prova esportiva tão importante como esta. Nós temos absoluta convicção do esforço e do trabalho de todos os envolvidos para a realização deste evento e da importância que ele tem para o incentivo da prática esportiva e também para o treinamento do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar”, afirmou o prefeito durante a abertura da competição.

Para o comandante do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo, Rogério Bernardes Duarte, a Prova de Natação Equipada do Corpo de Bombeiros é importante para o estímulo e o treinamento dos bombeiros e dos policiais militares nas operações de salvamento aquático e também por ser a maior competição que reúne os bombeiros do Estado de São Paulo. “Todas as unidades do Corpo de Bombeiros participam desta prova e ela faz parte do calendário oficial do Estado de São Paulo”, disse o comandante. Segundo ele, o apoio da Prefeitura de Jacareí é fundamental para a realização da prova.

Para Roberto Prizibisczki, presidente da Associação Master de Natação de Jacareí, a Prova de Natação Equipada é importante também para os cidadãos em geral. A Associação participa da prova há oito anos. “Além da importância que esta prova tem para o congraçamento dos policiais do Corpo de Bombeiros e para o treinamento deles, ela também possibilita que qualquer cidadão possa participar de um evento como este”, afirma.

A prova é dividida nas categorias Militar Feminina, Civil Feminina, Militar Veterano, Civil Masculino, Militar Praticante, Militar Sênior e Militar Master. Na natação equipada os competidores utilizam snorkel e pé de pato.

(Secretaria de Comunicação)