‘2ª Virada da Mobilidade’ promove ações de conscientização e respeito no trânsito

Escutar áudio do texto

É possível mudar os hábitos dos usuários no trânsito? Transformar o comportamento dos condutores, pedestres, ciclistas e motociclistas para que escolham promover um trânsito mais seguro? Especialistas dizem que sim. Com ações de educação e conscientização. Diante disso, a Secretaria de Mobilidade Urbana de Jacareí está promovendo a ‘2 Virada da Mobilidade’.

Uma das ações de educação e conscientização no trânsito dessa semana é direcionada ao respeito à faixa de pedestres. Com o lema “Agora é a sua vez de agir. Lembre-se: no trânsito a preferência é sempre do respeito”, a Diretoria de Acessibilidade, em parceria com a Gerência de Educação para o Trânsito, promoveu na manhã dessa quarta-feira (19), ações com estudantes do primeiro ano do ensino médio, na avenida Nove de Julho, no centro da cidade.

De acordo com a diretora de Acessibilidade, Ana Claudia N. Quina, esta ação reforça o exercício da cidadania. “Os jovens podem construir uma cidade mais segura e consciente e, além disso, serão os futuros motoristas da nossa cidade”. Cerca de 400 pessoas receberam orientações durante as abordagens.

Participaram da ação educativa alunos da escola Francisco Feliciano Ferreira da Silva Prof. Chico Ferreira, (Verdinho) e da ETEC Cônego José Bento. A ação de conscientização será realizada novamente, nesta quarta-feira (19), às 14h, no mesmo local.

A estudante Ana Beatriz de Freitas Vicente achou interessante ensinar aos usuários da via o que ela aprendeu com os agentes de trânsito. “Aprendi, entre outras normas, sobre a sinalização educativa “Sinalize ao Atravessar” e da “mãozinha” indicando que o pedestre ao atravessar deve demonstrar sua intenção e sinalizar para que seja visto pelos motoristas. Hoje sou uma multiplicadora de boas ações no trânsito”.

Ações como essa estão sendo promovidas desde o início de 2017, com aumento de 400% das ações educativas e redução de índices importantes como a redução de 48% de mortes no trânsito e redução de 87% de morte de ciclistas.

Confira aqui a programação completa da ‘2ª Virada da Mobilidade’, de Jacareí. 

(Luciana Valadares/PMJ – Fotos: Cristina Reis/PMJ)