25/11 – Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres. Prefeitura de Jacareí realiza campanha alusiva à data

A Prefeitura de Jacareí, por meio da Secretaria de Assistência Social, desde o início do mês de novembro acionou as equipes de assistência social do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) da região Leste, que mobilizaram agentes governamentais e da sociedade civil para levar informação sobre a não violência contra à mulher para toda a população de Jacareí.

O objetivo da campanha é alcançar a população para falar sobre oferta de políticas públicas na prevenção da violência, orientações de cuidado e direitos da mulher. A campanha é desenvolvida pelo CRAS Leste, e também pelo CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), Defensoria Pública e a Casa do Abraço. Participam, ainda, as equipes das UMSFs (Unidades Municipais de Saúde da Família) e a população.

Os CRAS Oeste, Leste e Centro também realizaram discussões junto aos grupos socioeducativos, que compõem o PAIF (Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família), dos equipamentos da Assistência Social, sempre com o objetivo de promover a reflexão sobre o tema violência doméstica.

Segundo Patrícia Juliani, secretária de Assistência Social, “faz parte do serviço da assistência social sempre trabalhar a prevenção da violência contra a mulher. Falamos com os grupos e com as mulheres que desfrutam da nossa política pública, o ano inteiro; mas as datas são importantes para chamar a atenção da população como um todo”

Outros dois encontros foram programados. No dia 22 foi na UMSF, às 10h, no bairro Cidade Salvador. Já no dia 29 de novembro, será às 14h, na UMSF do Jardim das Indústrias.

PAIF

A ação está alinhada ao PAIF, que é um dos principais serviços ofertados na rede de proteção da Assistência Social (AS). O serviço é destinado ao trabalho social com famílias e tem a finalidade de fortalecer os vínculos familiares e comunitários por meio de ações preventivas.

Sobre a data

Segundo o Ministério da Saúde, o dia 25 de novembro foi escolhido como o Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres, com o lema: “Alaranjar o mundo: acabar com a violência contra as mulheres, agora!”

A Campanha UNiTE (UNiTE by 2030 to End Violence Against Women Campaign), lançada em 2008, é uma iniciativa da Secretaria Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) que visa prevenir e eliminar a violência contra mulheres e meninas em todo o mundo, convocando uma ação global para aumentar a conscientização, fortalecer a defesa e criar oportunidades para a discussão sobre desafios e soluções do problema.

O slogan “Alaranjar o mundo: acabar com a violência contra as mulheres, agora” refere-se à cor laranja usada para representar um futuro mais brilhante, livre de violência contra mulheres e meninas, como um tema unificador que perpassa todas as atividades globais da Campanha.

De acordo com as últimas estimativas, quase 1 em cada 3 mulheres com 15 anos ou mais, em todo o mundo, foi submetida à violência física ou sexual por parceiro íntimo, não parceiro ou ambos, pelo menos uma vez na vida, indicando que os níveis de violência contra mulheres e meninas permaneceram praticamente inalterados na última década.

Nos casos mais extremos, a violência contra as mulheres é letal: globalmente, cerca de 137 mulheres são mortas por seu parceiro íntimo ou por um membro da família todos os dias.

A Organização Mundial de Saúde define a violência contra a mulher como todo ato de violência baseado no gênero que tem como resultado dano físico, sexual e psicológico, incluindo ameaças, coerção e privação arbitrária da liberdade, seja na vida pública ou na vida privada.

Cerca de 125 países possuem leis específicas de proteção à mulher, sendo que a legislação brasileira (Lei Maria da Penha) é considerada uma das três mais avançadas do mundo.