21º Festival Maria Callas: programação especial foi aberta com exposição sobre o centenário da cantora lírica

O tradicional Concurso Brasileiro de Canto Maria Callas faz parte da programação dos 371 anos de Jacareí

A programação do 21º Festival Maria Callas foi aberta na última quarta-feira (29) em Jacareí com a inauguração da exposição Maria Callas – Centário, no Museu de Antropologia do Vale do Paraíba (MAV).

O evento, em comemoração ao centenário de nascimento da diva da ópera, reuniu apreciadores do gênero e participantes do tradicional concurso. Entre os inscritos, há cantores brasileiros, argentinos, chilenos, colombianos e mexicanos.

Programação – A fase final do evento acontece nesta quinta-feira (30), na Sala Mário Lago e o recital dos vencedores será no dia 1º de abril, às 19h, no Teatro Municipal Ariano Suassuna, com participação especial da OSIJJA (Orquestra Sinfônica Jovem de Jacareí).

Compondo a programação de aniversário dos 371 anos de Jacareí, serão realizadas duas apresentações em regiões centrais e populares da cidade: na sexta-feira (01) o Recital de Ópera será no restaurante Bom Prato e, no sábado (01), no Mercadão Municipal, ambos às 11h.

O concurso foi criado em 1993 pelo tenor Paulo Abrão Esper e a pianista Cidinha Rasetti, com o objetivo de trabalhar pelo direcionamento artístico e desenvolvimento de carreira de jovens cantores.

Maria Callas – Maria Callas Nasceu em 2 de dezembro de 1923, em Nova Iorque.  É considerada a maior artista do teatro lírico e tornou-se também a maior soprano da história do canto lírico.

Ao longo dos anos, o festival vem desmistificando a cultura erudita e trazendo para Jacareí,  renovadas vozes da cena. A realização é da Cia Ópera São Paulo e Amigos da Ópera de Jacareí com o patrocínio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, através da Amigos da Arte e Município de Jacareí, por meio da Fundação Cultural.

Legenda: Abertura da exposição ‘Maria Callas – Centenário’, no MAV. Créditos: Francielle Arantes.