16 escolas participam de projeto em parceria com a Votorantim

Dezesseis escolas municipais estão participando do projeto PVE – Programa Votorantim pela Educação – por meio de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e o Instituto Votorantim. O programa está sendo desenvolvido e multiplicado com as gestoras municipais Durcelene Fernandes (Gerente Técnico Pedagógica), Marta Cecília Amorim (Gerente de Supervisão de Ensino) e Erotildes Martins da Cruz (Assessoria Comunitária).

O público-alvo direto são os técnicos da Secretaria Municipal de Educação, gestores escolares e comunidade. Criado em 2008, o PVE atua em duas frentes: mobilização social e fortalecimento da gestão. Em mobilização social, o foco é o engajamento da comunidade, visando o aumento da participação local nas demandas por uma educação de qualidade. São utilizadas ferramentas que aproximam as famílias das escolas, incentivando e fortalecendo os conselhos escolares e estimulando o protagonismo infantil.

Na frente de fortalecimento da gestão, o PVE contribui diretamente para a qualificação da oferta de ensino. As ações buscam o desenvolvimento de competências profissionais de técnicos das secretarias de educação, gestores educacionais e escolares.

Ainda nesta frente, o PVE busca o fortalecimento da cultura de formação continuada de profissionais de educação como um todo. O PVE conta ainda, com metodologias, ferramentas e conteúdo de parceiros como: Fundação Lemann, Todos Pela Educação, Canal Futura e Instituto Alana.

As escolas participantes são:

EMEF Profª Silvia Aparecida Rezende Barreto;

EMEF Profª Adélia Monteiro;

EMEF Profº Aluízio do Amaral Campos;

EMEF Profº Aristeu José Turci;

EMEF Profª Conceição Apª Magalhães Silva;

EMEF Profª Beatriz Junqueira da Silveira;

EMEIF Profª Ottília Arouca;

EMEF Profª Maria Luiza de Souza Pinto Vasques;

EMEF Profª Delly Gaspar dos Santos;

EMEIF Profº Tarcísio Francisco Barbosa;

EMEF Profº Joaquim Passos e Silva;

EMEF Profº José Eboli de Lima;

EMEF Profª Maria Regina Cachuté;

EMEF Profª Maria Thereza Ganassali de Oliveira;

EMEIF Presbítero Mábito Shoji;

EMEIF Jean Jacques Rousseau

(Marta Fernandes/PMJ- Foto: Divulgação)